Minha dieta pode influenciar nas rugas?

Minha dieta pode influenciar nas rugas

Minha dieta pode influenciar nas rugas

Muito se fala na influência da alimentação sobre a qualidade e textura da pele, contudo poucos artigos são capazes de demonstrar qual a importância do estado nutricional sobre a pele, em parte porque boa parcela deles foca em apenas um nutriente em vez de analisar o todo.

Neste sentido, um estudo com grande número de indivíduos, mais de 2700, analisou-os segundo hábitos alimentares e rugas durante cinco anos. A quantificação das marcas de expressão foi feita através de máquina de alta resolução, enquanto dos hábitos alimentares foi feita por meio de questionários, que posteriormente foram analisados quanto a qualidade alimentar. Parâmetros como idade, sexo e tabagismo foram ajustados.

Os resultados demonstraram que, sobretudo nas mulheres, as que tiveram uma dieta mais rica em frutas e vegetais tiveram menor propensão a rugas, em contrapartida as que comiam mais gorduras saturadas e cereais tiveram mais rugas.
Os pesquisadores propuseram como explicação para tal observação  o mecanismo biológico responsável pela associação do padrão alimentar não saudável com o aumento da carga de estresse oxidativo, um estado inflamatório aumentado ou o efeito de glicação avançado, produtos finais que podem perturbar o metabolismo celular e enfraquecer o sistema antioxidante de defesa.            Em contraste, vitaminas, especialmente a C e do complexo B, e flavonoides em uma dieta saudável fornecem proteção contra o fotoenvelhecimento e estimulam a produção de colágeno e mecanismos de reparo de DNA.

Apesar da inferência recorrente de que, de modo geral,  uma alimentação saudável se reflete na pele, poucos estudos tinham sido capazes de fazer essa ligação concreta. O modo de vida saudável, desta forma, deve ser cada vez mais estimulado já que garante um bem-estar por dentro e por fora.

Fonte:  Mekic, S., Jacobs, L. C., Hamer, M. A., Ikram, M. A., Schoufour, J. D., Gunn, D. A., … Nijsten, T. (2018). A healthy diet in women is associated with less facial wrinkles in a large Dutch population-based cohort. Journal of the American Academy of Dermatology. doi:10.1016/j.jaad.2018.03.033 

Entre em contato conosco e saiba mais.

Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055