Como ler o rótulo dos alimentos

Você olha o rótulo nutricional antes de comprar os alimentos? Sua principal função é informar sobre as características e propriedades nutricionais do produto e por isso, é preciso ficar atento a ele e saber interpretá-lo. Algumas dicas básicas te ajudarão:

Primeiro, é necessário ficar de olho na ordem que estão os ingredientes, o que está no topo da lista tem em maior quantidade no alimento, seguido pelos ingredientes com menores quantidades, ou seja, quando o primeiro ingrediente de um alimento é açúcar, tome cuidado, pois não faz bem à saúde, ou quando você compra um alimento que diz conter castanha-do-pará, mas na lista de ingredientes se encontra em último lugar, isso mostra que a empresa está te enganando.

Algumas informações também devem estar no rótulo nutricional, como o valor energético, que representa a energia produzida pelo nosso corpo a partir do consumo daquela porção, os carboidratos que fornecem energia para o nosso organismo, as proteínas, responsáveis pela construção e manutenção do organismo, as gorduras saturadas, que são um tipo de gordura encontrada em alimentos de origem animal, as gorduras trans, encontradas em alimentos industrializados, a fibra alimentar, que auxilia no bom funcionamento do intestino e o sódio e o açúcar.

Se você procura melhorar a sua alimentação, o ideal é escolher produtos que tenham fibra alimentar, gordura poliinsaturada e monoinsaturada. Evite alimentos com muito sódio, gordura trans e saturada.

Fonte: NutriSoft Brazil

Dr. Alexandre Kaue Sakuma CRM-PR 34966