À procura de tratamentos alternativos para alopecia androgenética, a melatonina, antioxidante potente e moduladora de crescimento, foi identificada como sendo uma candidata promissora como auxiliar no tratamento da queda de cabelo.
A causa da alopecia androgenética parece envolver, além de fatores hormonais, micro inflamação folicular e fibrose. Estas, podem ser causadas por uma flora microbiana resistente, nos casos de seborreia, estresse oxidativo e outros fatores, como processo de envelhecimento, radiação ultravioleta, hábito de fumar e poluentes do ambiente.
Esses fatores estressantes levam a uma inflamação com formação de radicais livres, que não são mais neutralizados pelos mecanismos de defesa, resultando em dano ao folículo capilar. Isso foi recentemente comprovado pela demonstração de que células formadoras de colágeno da papila folicular exibiam uma sensitividade ao estresse oxidativo maior em pacientes com alopecia.
Nesse sentido, a melatonina surgiu como uma possível adjuvante ao tratamento, atuando na neutralização do estresse oxidativo associado à queda de cabelo.
E mais, de acordo com recentes estudos, a pele tem mostrado um sistema enzimático melatonérgico, que expressa integralmente enzimas necessárias para a biossíntese da melatonina, além disso, as células da pele expressam receptores para melatonina, que estão envolvidos na proliferação e diferenciação celular.
Não parando por aí, tudo indica ainda que a melatonina tem efeitos anti-androgênicos, ou seja, modula a perda capilar hormonal. Em suma, a ação da melatonina em solução tem demonstrado boa tolerabilidade em diversos estudos e, por conta do seu benefício ao crescimento capilar representa uma possível opção para retardar o envelhecimento capilar, a queda de cabelo de modo geral, e para o tratamento de alopecia androgenética em homens e mulheres.
Fonte: Fischer TW, et al. Topical melatonin for treatment of androgenetic alopecia. Int J Trichology. 2012 Oct-Dec; 4(4): 236–245.
Hautarzt. 2009 Dec;60(12):962-72. The influence of melatonin on hair physiology. Fischer TW
Entre em contato conosco e saiba mais.
Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055
Membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e da International Dermoscopy Society.
MMI Clinic
Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.
Últimos posts
9 Sintomas de estresse e como tratar (físicos e emocionais)
Você sente cansaço constante, irritabilidade e falta de concentração? Esses podem ser sintomas de estresse, um problema que afeta o corpo e a mente de maneira silenciosa, mas profunda. Entenda os sinais e como identificar o estresse antes que ele prejudique ainda mais a sua saúde. Quais são os sintomas de estresse? O estresse pode […]
Tratamento para melasma: 4 opções e como prevenir
O melasma é uma condição de pele que afeta milhares de pessoas, especialmente mulheres. Caracterizado por manchas escuras, geralmente no rosto, o melasma pode ter impacto não apenas na estética, mas também na autoestima. Pensando nisso, preparamos este guia completo para ajudar você a entender as causas, opções de tratamento, e como cuidar da pele […]
Tratamento para manchas de sol
As manchas de sol são pequenas áreas da pele que ficam mais escuras devido ao acúmulo de melanina, o pigmento natural que protege a pele dos raios solares. Quando a pele é exposta ao sol por longos períodos sem proteção, ela reage produzindo melanina em excesso, o que resulta nas manchas escuras. Além de causarem […]
Tratamento para queda de cabelo
A queda de cabelo é um problema comum que pode afetar homens e mulheres, causando preocupação e impacto na autoestima. Diversos fatores podem contribuir para essa condição, incluindo genética, alterações hormonais e até mesmo o estresse. Felizmente, existem várias opções de tratamento para queda de cabelo que ajudam a controlar e, em alguns casos, até […]