Biotina é uma coenzima e atua em várias reações metabólicas envolvendo síntese de gorduras, aminoácidos, catabolismo e gliconeogênese, sendo importante para a manutenção de uma pele e cabelo saudável. A biotina é, também, um suplemento nutricional muito popular para o tratamento de queda de cabelo, contudo, há pouca literatura a respeito da frequência da deficiência de biotina em pacientes com queixa de queda de cabelo.
A deficiência de biotina é dita ser rara porque as bactérias intestinais produzem biotina além do que o corpo precisa, além disso, ela pode ser encontrada em diversos alimentos apesar de nenhum ter quantidades muito significativas. Por outro lado, uma desregulação de flora intestinal, disbiose, pode levar a um deficit nesta vitamina
Outras condições podem levar a uma baixa de biotina como: alcoolismo, fumar, cirurgia bariátrica, antiepiléticos, isotretinoína, velhice, ser atleta e gravidez, o que aumenta a demanda por biotina.
Um estudo interessante que analisou a relação entre a dieta cetogênica e a deficiência de biotina, feito em ratos, revelou um acréscimo no uso da biotina naqueles que se submeteram a essa dieta, já que a biotina é utilizada nas reações que produzem energia, que se encontram mais ativas nesta situação, como a gliconeogênese e o metabolismo de aminoácidos de cadeia complexa. Essa descoberta pode abrir precedentes para suplementação em pessoas que optam pela restrição de carboidratos.
Sintomas da deficiência de biotina incluem: alopecia, conjuntivite, dermatite, assaduras ao redor dos olhos, nariz, boca e alguns sintomas neurológicos como depressão letargia, alucinações e dormência nas extremidades.
Um estudo mais apurado revelou que apenas 8% das mulheres tinham essa deficiência portanto, a suplementação indiscriminada de biotina deve ser rejeitada. Outro ponto importantíssimo: sabe-se que a biotina pode alterar a acurácia de exames de troponina (enzima cardíaca) e outros exames laboratoriais, logo sua suplementação deve ser feita somente sob orientação médica.
A quantidade e qualidade do cabelo é fortemente relacionada com o estado nutricional do indivíduo. Um suporte nutricional normal, a ingestão e o transporte de proteínas, calorias, vitaminas e oligoelementos é de fundamental importância para tecidos com uma alta atividade de biossíntese, como o folículo capilar.
Dessa forma, tratar a queda apenas com biotina oral põe em risco e negligência o tratamento da queda de cabelo, em vez disso, um histórico detalhado, um exame clínico criterioso e os exames laboratoriais corretos devem ser feitos para otimizar o tratamento de cada caso.
Fonte: Trüeb RM. Serum Biotin Levels in Women Complaining of Hair Loss. Int J Trichology. 2016 Apr-Jun;8(2):73-7
Nutrition. 2013 Oct;29(10):1266-70 Consumption of a low–carbohydrate and high–fat diet (the ketogenic diet) exaggerates biotin deficiency in mice. Yuasa M et al.
Entre em contato conosco e saiba mais.
Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055
Membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e da International Dermoscopy Society.
MMI Clinic
Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.
Últimos posts
9 Sintomas de estresse e como tratar (físicos e emocionais)
Você sente cansaço constante, irritabilidade e falta de concentração? Esses podem ser sintomas de estresse, um problema que afeta o corpo e a mente de maneira silenciosa, mas profunda. Entenda os sinais e como identificar o estresse antes que ele prejudique ainda mais a sua saúde. Quais são os sintomas de estresse? O estresse pode […]
Tratamento para melasma: 4 opções e como prevenir
O melasma é uma condição de pele que afeta milhares de pessoas, especialmente mulheres. Caracterizado por manchas escuras, geralmente no rosto, o melasma pode ter impacto não apenas na estética, mas também na autoestima. Pensando nisso, preparamos este guia completo para ajudar você a entender as causas, opções de tratamento, e como cuidar da pele […]
Tratamento para manchas de sol
As manchas de sol são pequenas áreas da pele que ficam mais escuras devido ao acúmulo de melanina, o pigmento natural que protege a pele dos raios solares. Quando a pele é exposta ao sol por longos períodos sem proteção, ela reage produzindo melanina em excesso, o que resulta nas manchas escuras. Além de causarem […]
Tratamento para queda de cabelo
A queda de cabelo é um problema comum que pode afetar homens e mulheres, causando preocupação e impacto na autoestima. Diversos fatores podem contribuir para essa condição, incluindo genética, alterações hormonais e até mesmo o estresse. Felizmente, existem várias opções de tratamento para queda de cabelo que ajudam a controlar e, em alguns casos, até […]