MMI Clinic
Abrir Fechar

Sol, praia e piscina são combinações deliciosas e que fazem parte do verão da maioria das brasileiras. Porém, esse trio pode trazer graves prejuízos ao seu cabelo, que poderá ficar sem brilho, quebradiço e até enfraquecido.

Se você quer curtir os dias de sol sem sofrer com ressecamento, opacidade e desbotamento dos fios, continue a leitura deste post e aprenda tudo sobre o assunto!

Como o sol, a água do mar e o cloro da piscina pode comprometer meu cabelo?

As agressões do sol, do mar e da piscina agem, sobretudo, destruindo a camada protetora que existe no fio e no couro cabeludo. A cutícula do cabelo é formada por escamas, que quando estão bem fechadas oferecem uma proteção extra, impedindo que o fio perca umidade e também nutrientes.

O calor excessivo, o cloro e a água salgada agem justamente nessas escamas, fazendo com que a cutícula capilar fique aberta. Isso deixa o fio mais suscetível às agressões e também fragilizado.

O resultado é o aparecimento de pontas duplas, frizz, opacidade, ressecamento e até quebras. Se, além dessas agressões, você ainda faz uso de químicas, como tinturas e alisamentos, ou de chapinha e secador diariamente, os problemas podem ser maiores.

Afinal, o seu cabelo estará enfraquecido e essas outras agressões podem fazer com que a cutícula capilar fique ainda mais aberta, causando danos ainda mais graves à estrutura do seu cabelo.

O sol em excesso

No caso do sol, ainda podem existir outros problemas, principalmente devido à ação dos raios ultravioletas (UV). Eles conseguem agredir a cutícula capilar a ponto de promover a descoloração no cabelo, a perda de brilho e o enfraquecimento do fio.

O couro cabeludo também fica mais exposto e pode sofrer com queimaduras solares, em especial no caso de mulheres que têm cabelos finos. O resultado é o início de um processo inflamatório no couro, piorando os casos de queda, principalmente em quem já sofre com o problema.

Lembrando que esses danos podem acontecer mesmo que você não fique tomando sol na praia ou na piscina, por exemplo. Até uma caminhada debaixo do sol sem nenhuma proteção já pode causar danos aos fios. Por isso é sempre fundamental ter atenção redobrada nos dias de verão.

Piscina e cabelos loiros

As loiras conhecem muito bem o efeito do cloro nas suas madeixas. Afinal, quando em excesso, é possível que o cabelo fique esverdeado. Isso acontece devido à fixação do cobre no fio, substância presente na maior parte dos produtos usados para tratar a água da piscina.

Mas, mesmo quem não tem o cabelo claro sofre com os danos do cloro, já que a substância penetra na fibra capilar e fragiliza o fio. A única diferença é que as loiras podem sentir esse efeito de forma mais intensa, devido à mudança da coloração.

O que fazer para evitar esses danos?

Apesar de tudo isso, ninguém vai deixar de aproveitar os dias de calor, não é mesmo? A boa notícia é que existem alguns cuidados mais simples que já podem ajudar a evitar danos maiores. Como:

  • sempre que for sair no sol use uma barreira, como um boné, uma viseira ou um chapéu;
  • se for possível, prenda o cabelo em um coque, reduzindo a área que estará exposta às agressões;
  • sempre que possível, tente retirar o cloro e o sal do cabelo o mais rápido possível, tomando uma ducha de água doce após um mergulho, por exemplo;
  • evite pentear o cabelo molhado que pode favorecer à quebra dos fios que já estão fragilizados;
  • hidrate bem os fios, com máscaras reparadoras;
  • evite outros danos ao seu cabelo enquanto ele estiver fragilizado devido a essas exposições, como tratamentos químicos e tinturas

Como você pode notar, embora sol, piscina e mar sejam deliciosos, também exigem cuidados redobrados para manter o seu cabelo livre do ressecamento, da opacidade e do desbotamento, garantindo mais saúde aos seus fios.

Entre em contato conosco e saiba mais.

Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055

Membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e da International Dermoscopy Society.

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    Bem-Estar e Beleza 25 de abril de 2024

    Consulte-se com um nutricionista em Curitiba da MMI Clinic

    Você sabia que a MMI é o espaço ideal para você se consultar com nutricionista em Curitiba? Saiba o que é perguntado, quais exames pedem e o que tratam.

    Check-up e prevenção 19 de abril de 2024

    Cardiologista em Curitiba com a MMI

    Está a procura de um bom cardiologista em Curitiba, mas não sabe onde consultar? Conheça a MMI e entenda o nosso programa Check-up e prevenção!

    Bem-Estar e Beleza 19 de abril de 2024

    Onde marcar sua consulta com um dermatologista em Curitiba?

    Está a procura de um bom dermatologista em Curitiba, mas não sabe onde consultar? Conheça a MMI e entenda o nosso programa Bem-Estar e Beleza!