MMI Clinic
Abrir Fechar

Novas abordagens para a alopecia de origem hormonal ainda suscitam diversas discussões, principalmente quando se compara a eficácia com tratamentos já consagrados.

Na alopecia androgenética, ainda estamos procurando um tratamento tópico que seja superior ao minoxidil, que, embora eficaz, é considerado obsoleto pela maioria.

Por exemplo, a bimatoprosta tópica e o CB-03-01 mostraram resultados positivos quando comparados ao placebo, mas a eficácia do minoxidil é superior quando comparada diretamente com os novos fármacos.

No entanto, mesmo que uma droga em investigação não tenha provado superioridade ao minoxidil, ela ainda pode ser útil como tratamento adjuvante ao minoxidil.

A atuação em outra rota de desenvolvimento capilar que é a da via Wnt é uma estratégia relativamente nova no tratamento da alopecia androgenética, com o ativador da via Wnt, SM04554, atualmente sendo estudado com algumas evidências preliminares de eficácia. Todavia, ainda deve ser comparado diretamente ao minoxidil em um ensaio clínico.

Os inibidores tópicos da 5α-redutase, embora não aprovados pelas agências de saúde para este fim, são amplamente utilizados como medicamentos manipulados e as evidências confirmam sua utilidade como um tratamento combinado com o minoxidil tópico.

Medicamentos que atuam em substâncias chamadas prostaglandinas também estão sendo estudados. A PGD2 é altamente expressiva no couro cabeludo de homens com alopecia androgenética e foi demonstrado que altos níveis de PGD2 induzem miniaturização, hiperplasia das glândulas sebáceas e alopecia em camundongos. A informação sobre a eficácia do setipiprant, um antagonista do receptor PGD2 oral em ensaios clínicos, ainda não está disponível.

Há de se apontar que a maioria dos estudos de novos fármacos para a alopecia androgenética se concentra apenas nos homens, o que é lamentável, porque muitos dos que buscam tratamento para a alopecia são do sexo feminino, e hoje sabemos que os mecanismos envolvidos em cada um é diverso.

O objetivo do tratamento para as alopecias é causar o recrudescimento completo dos cabelos, seja pela criação de novos folículos pilosos ou pela reativação de dormentes. A pesquisa com células-tronco está avançando e vários procedimentos envolvendo injeção no couro cabeludo de células-tronco obtidas do folículo piloso, células-tronco adiposas ou células mononucleares autólogas da medula óssea têm sido propostas, mesmo que os resultados ainda não tenham sido provados por ensaios clínicos de boa qualidade.

Ainda que não haja nada tão promissor quanto tratamentos já tradicionais, há motivos para acreditarmos que estamos avançando. As abordagens terapêuticas novas recaem sobre a origem multifatorial da alopecia e, embora não sejam soluções definitivas por si só, sem dúvida podem ser integradas no arsenal terapêutico.

Entre em contato conosco e saiba mais.

Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055

Membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e da International Dermoscopy Society.

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    Bem-Estar e Beleza 25 de abril de 2024

    Consulte-se com um nutricionista em Curitiba da MMI Clinic

    Você sabia que a MMI é o espaço ideal para você se consultar com nutricionista em Curitiba? Saiba o que é perguntado, quais exames pedem e o que tratam.

    Check-up e prevenção 19 de abril de 2024

    Cardiologista em Curitiba com a MMI

    Está a procura de um bom cardiologista em Curitiba, mas não sabe onde consultar? Conheça a MMI e entenda o nosso programa Check-up e prevenção!

    Bem-Estar e Beleza 19 de abril de 2024

    Onde marcar sua consulta com um dermatologista em Curitiba?

    Está a procura de um bom dermatologista em Curitiba, mas não sabe onde consultar? Conheça a MMI e entenda o nosso programa Bem-Estar e Beleza!