MMI Clinic
Abrir Fechar

Uma das perguntas mais frequentes dos pacientes com psoríase é se mudanças na dieta podem melhorar a sua condição. Sem dúvida, a obesidade tem sido associada a status pró-inflamatório e há uma relação entre o IMC (índice de massa corpórea) e o índice de gravidade da doença, especificamente na psoríase. Em apoio a isso, observa-se que as células de gordura produzem substâncias pró-inflamatórias, que são encontradas facilmente elevadas na psoríase.

Dado o impacto negativo que a psoríase tem na qualidade de vida, pacientes frequentemente procuram informação sobre mudanças de hábitos de vida e dieta para melhorar suas lesões de pele. Modificar a dieta é acessível e um método ativo, no qual o paciente pode melhorar sua condição, além de prevenir as comorbidades.A perda de peso e controle da obesidade mostra melhora da gravidade da doença. O uso de medicamentos que melhoram a resistência à insulina, como a pioglitazona, mostrou também melhora da psoríase em placas.Os estudos têm demonstrado que, sim, a perda de peso pode ser considerada um adjunto importante em todas as terapias da psoríase, tanto sistêmica quanto tópicas. Além do estado pró-inflamatório, a distribuição da droga também está diminuída em pacientes com IMC elevado. Ademais, opções cirúrgicas como cirurgia de bypass gástrico, mostram um benefício na psoríase quando feitas por outras condições médicas.Efeito do IMC na terapia farmacológica da psoríaseOutra observação importante é que o IMC tem o maior efeito sobre a resposta ao tratamento com biológico dentre os fatores demográficos ou clínicos, sendo fator preditivo independente em alguns casos. IMC maior que 30 pode potencialmente ter um papel na habilidade do paciente de ter efeito terapêutico apropriado ou não. Dessa forma, os pacientes em uso de terapia com imunobiológicos são sempre encorajados à perda de peso. Fontes: J Am Acad Dermatol. 2014 Jul;71(1):133-40. 2014 Apr 4. Diet and psoriasis, part I: Impact of weight loss interventions. Debbaneh MHamminga EA, van der Lely AJ, Neumann HAM, Thio HB. Chronic inflammation in psoriasis and obesity: Implications for therapy. Med Hypotheses. 2006;67:768-73.         Wakkee M, Thio HB, Prens EP, Sijbrands EJG, Neumann HAM. Unfavorable cardiovascular risk profiles in untreated an treated psoriasis patients. Atherosclerosis. 2007;190:1-9.  Jullien D. Physiopathologie du syndrome métabolique. Ann Dermatol Venereol. 2008;135 Suppl 4:S243-8.  Entre em contato conosco e saiba mais.Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055

.

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    Bem-Estar e Beleza 25 de abril de 2024

    Consulte-se com um nutricionista em Curitiba da MMI Clinic

    Você sabia que a MMI é o espaço ideal para você se consultar com nutricionista em Curitiba? Saiba o que é perguntado, quais exames pedem e o que tratam.

    Check-up e prevenção 19 de abril de 2024

    Cardiologista em Curitiba com a MMI

    Está a procura de um bom cardiologista em Curitiba, mas não sabe onde consultar? Conheça a MMI e entenda o nosso programa Check-up e prevenção!

    Bem-Estar e Beleza 19 de abril de 2024

    Onde marcar sua consulta com um dermatologista em Curitiba?

    Está a procura de um bom dermatologista em Curitiba, mas não sabe onde consultar? Conheça a MMI e entenda o nosso programa Bem-Estar e Beleza!