Doses de vitamina A podem estar associadas a um risco menor de câncer de pele, de acordo com a JAMA Dermatology. Um estudo com cerca de 125.000 americanos mostrou que as pessoas com maior ingestão de vitamina A diminuíram o risco de câncer de pele de células escamosas em cerca de 15%.
A maior parte de vitamina A vem de alimentos, provando que uma dieta saudável pode reduzir o risco de câncer de pele, além de oferecer muitos outros benefícios à saúde.
A vitamina A é importante para visão saudável, o sistema imunológico e o crescimento celular. Ela trabalha sinergicamente com várias outras vitaminas e minerais, incluindo vitamina D, K2, zinco e magnésio.
Esta vitamina conta com vários nutrientes diferentes, que podem ser divididos em duas categorias principais:
- Retinóides (também conhecidos como retinol), as formas biodisponíveis de vitamina A encontradas em alimentos de origem animal, como fígado e ovos.
- Carotenóides, encontrados em alimentos vegetais.
Quando você recebe carotenóides (pró-vitamina A) de fontes vegetais, seu corpo deve converter os carotenóides em retinol biodisponível, o que não é um problema se você estiver saudável. No entanto, más condições de saúde ou genética podem inibir a capacidade do seu corpo de absorver carotenóides e convertê-los em vitamina A.
Além da vitamina A, existem vários nutrientes que você pode usar para ajudar a proteger a pele. Astaxantina, licopeno, beta-caroteno, vitaminas D, E e epigalocatequina galato (EGCG) podem ajudar a proteger a pele contra os danos causados pelo sol. O licopeno também atua como filtro solar interno, embora não seja tão protetor quanto a astaxantina. A vitamina E absorve energia da luz UV, desempenhando um papel importante na fotoproteção e prevenindo danos causados pelos radicais livres induzidos por UV na pele.
Desta forma, uma alimentação rica em alimentos como tomate, beterraba, cenoura, ovos e fígado além de suplementação quando necessária é fundamental para se aproveitar todos os benefícios da vitamina A. Vale lembrar, que toda suplementação deve ser feita com acompanhamento médico visto que podem causar efeitos colaterais. Especificamente para vitamina A, em excesso, ela causa, por exemplo, queda de cabelo.
Fonte: Mercola adaptado por Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055
MMI Clinic
Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.
Últimos posts
9 Sintomas de estresse e como tratar (físicos e emocionais)
Você sente cansaço constante, irritabilidade e falta de concentração? Esses podem ser sintomas de estresse, um problema que afeta o corpo e a mente de maneira silenciosa, mas profunda. Entenda os sinais e como identificar o estresse antes que ele prejudique ainda mais a sua saúde. Quais são os sintomas de estresse? O estresse pode […]
Tratamento para melasma: 4 opções e como prevenir
O melasma é uma condição de pele que afeta milhares de pessoas, especialmente mulheres. Caracterizado por manchas escuras, geralmente no rosto, o melasma pode ter impacto não apenas na estética, mas também na autoestima. Pensando nisso, preparamos este guia completo para ajudar você a entender as causas, opções de tratamento, e como cuidar da pele […]
Tratamento para manchas de sol
As manchas de sol são pequenas áreas da pele que ficam mais escuras devido ao acúmulo de melanina, o pigmento natural que protege a pele dos raios solares. Quando a pele é exposta ao sol por longos períodos sem proteção, ela reage produzindo melanina em excesso, o que resulta nas manchas escuras. Além de causarem […]
Tratamento para queda de cabelo
A queda de cabelo é um problema comum que pode afetar homens e mulheres, causando preocupação e impacto na autoestima. Diversos fatores podem contribuir para essa condição, incluindo genética, alterações hormonais e até mesmo o estresse. Felizmente, existem várias opções de tratamento para queda de cabelo que ajudam a controlar e, em alguns casos, até […]