MMI Clinic
Abrir Fechar

O hormônio Dehidroepiandrosterona (DHEA) é secretado principalmente pelas glândulas adrenais que constituem os esteroides mais abundantes da circulação.

            É um importante precursor para hormônios sexuais e exerce funções diretas sob diversos sistemas do corpo, dentre eles, o sistema imune. A relação entre sistema endócrino e imune já é bem estabelecida, tendo hormônios a capacidade de modular a resposta imune e vice-versa.

            Como o sistema imune é complexo as análises da influencia do DHEA na imunidade buscam efeitos diretos em determinadas células. Assim, estudos revelam que o tratamento com DHEA pode resultar em melhores parâmetros imunológicos, incluindo níveis de monócitos, função das células B e T e níveis de células NK. Observou-se, também, uma associação entre baixos níveis de DHEA e altos níveis de IL-6, uma molécula inflamatória implicada na senescência imune.

            Outra possível forma de ligação do processo de envelhecimento, níveis de DHEA e sistema imune pode ser descrita pela notória redução dos níveis plasmáticos de DHEA com o avanço idade, assim como a redução da atividade  de outra  célula efetora do sistema imune, o neutrófilo, podendo estes dois mecanismos estarem relacionados com estado de senescência e aumento da suscetibilidade de idosos à infecções.

            Além disso, o DHEA desempenha um papel crítico, servindo como um contrapeso ao cortisol. O cortisol é um hormônio adrenal com propriedades imunossupressoras, enquanto o DHEA pode ter propriedades imunoestimulantes diretas. Embora os níveis de DHEA diminuam dramaticamente com a idade, os níveis de cortisol permanecem relativamente constantes, levando a um desequilíbrio desses dois hormônios que, acredita-se, contribuem para a senescência imunológica.

            Desta forma, estudos apontam para uma possível influencia direta do DHEA sobre a imunidade por mecanismos ainda não totalmente elucidados, o que é corroborado de certa forma pela marcante queda nos níveis de DHEA e a deteriorização do sistema imune com o avanço da idade. Contudo, ressalta-se  que a reposição hormonal com DHEA deve ser feita em casos de deficiência e sempre com acompanhamento médico.

Referências:

Brauer, Verônica Soares – Dissertação de Mestrado 
Ação imunomoduladora do esteroide dehidroepiandrosterona (DHEA) na resposta efetora de neutrófilos infectados in vitro por Salmonella enterica serovar Typhimurium. Ribeirão Preto, 2016

Buford TW, Willoughby DS. Impact of DHEA(S) and cortisol on immune function in aging: a brief review. Applied physiology, nutrition, and metabolism = Physiologie appliquee, nutrition et metabolisme. Jun 2008;33(3):429-433.

Khorram O, Vu L, Yen SS. Activation of immune function by dehydroepiandrosterone (DHEA) in age-advanced men. J Gerontol A Biol Sci Med Sci. Jan 1997;52(1):M1-7.

Straub RH, Konecna L, Hrach S, et al. Serum dehydroepiandrosterone (DHEA) and DHEA sulfate are negatively correlated with serum interleukin-6 (IL-6), and DHEA inhibits IL-6 secretion from mononuclear cells in man in vitro: possible link between endocrinosenescence and immunosenescence. The Journal of clinical endocrinology and metabolism. Jun 1998;83(6):2012-2017.

Weksler ME. Immune senescence and adrenal steroids: immune dysregulation and the action of dehydroepiandrosterone (DHEA) in old animals. Eur J Clin Pharmacol. 1993;45 Suppl 1:S21-23; discussion S43-24.

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    Gestão do Stress 11 de novembro de 2024

    9 Sintomas de estresse e como tratar (físicos e emocionais)

    Você sente cansaço constante, irritabilidade e falta de concentração? Esses podem ser sintomas de estresse, um problema que afeta o corpo e a mente de maneira silenciosa, mas profunda. Entenda os sinais e como identificar o estresse antes que ele prejudique ainda mais a sua saúde. Quais são os sintomas de estresse? O estresse pode […]

    Bem-Estar e Beleza 13 de novembro de 2024

    Tratamento para melasma: 4 opções e como prevenir

    O melasma é uma condição de pele que afeta milhares de pessoas, especialmente mulheres. Caracterizado por manchas escuras, geralmente no rosto, o melasma pode ter impacto não apenas na estética, mas também na autoestima.  Pensando nisso, preparamos este guia completo para ajudar você a entender as causas, opções de tratamento, e como cuidar da pele […]

    Bem-Estar e Beleza 11 de novembro de 2024

    Tratamento para manchas de sol

    As manchas de sol são pequenas áreas da pele que ficam mais escuras devido ao acúmulo de melanina, o pigmento natural que protege a pele dos raios solares. Quando a pele é exposta ao sol por longos períodos sem proteção, ela reage produzindo melanina em excesso, o que resulta nas manchas escuras. Além de causarem […]

    Cabelos Saudáveis 11 de novembro de 2024

    Tratamento para queda de cabelo

    A queda de cabelo é um problema comum que pode afetar homens e mulheres, causando preocupação e impacto na autoestima. Diversos fatores podem contribuir para essa condição, incluindo genética, alterações hormonais e até mesmo o estresse.  Felizmente, existem várias opções de tratamento para queda de cabelo que ajudam a controlar e, em alguns casos, até […]