Medicações para diabetes podem ser usadas para emagrecer?
A base da terapia para perda de peso é a redução de calorias e exercícios. A eficácia a longo prazo esta ligada a uma abordagem baseada no estilo de vida para a perda de peso, no entanto, para aqueles com sobrepeso ou problemas de saúde relacionados ao peso, intervenções medicamentosas podem ser necessárias. Pode parecer estranho e temeroso para alguns mas os médicos podem, inclusive, prescrever algumas medicações classicamente usadas para diabetes para auxiliar na perda de peso mesmo na ausência da doença.
Impedindo absorção do carboidrato
A acarbose bloqueia uma enzima que quebra o carboidrato e impede a absorção integral do açúcar derivado dele nos intestinos. Parece melhorar também o perfil de colesterol. As pessoas que usam acarbose podem experimentar efeitos colaterais, os mais comuns são sintomas digestivos leves a moderados. Esses sintomas geralmente diminuem com o uso a longo prazo.
Antiga aliada
A metformina, medicação bem documentada, tem papel relevante na restauração da sensibilidade ao hormônio insulina, que coloca o açúcar dentro das células para fornecer energia. Pesquisas em seres humanos e animais indicam ainda que o tratamento com metformina pode ter um impacto positivo na microbiota intestinal e redução da inflamação sistêmica subclínica induzida pela gordura. Mesmo para indivíduos sem diabetes parece ser de grande valia. Pode provocar diarreia, mas é raro o abandono da medicação pelos seus efeitos colaterais.
Eliminando o açúcar e a água
Medicações com a dapagliflozina atuam nos rins impedindo a reabsorção de glicose, favorecendo assim a eliminacção dela com a urina. São medicações que estão sendo recentemente estudadas para obesidade e vários apóiam o conceito de que podem ser eficazes como terapia adjuvante para perda de peso sobretudo, quando administrados em conjunto com agentes que reduzem a ingestão de alimentos.
Medicações injetáveis
Mais recentemente medicações injetáveis também usadas para diabetes despontam como uma nova arma na luta contra a balança. São substâncias como a semaglutida e o liraglutida, aplicadas na barriga, 1x por semana, que agem como um hormônio do estômago ligado a saciedade e ao apetite além de estimularem a secreção de insulina. Seus efeitos colaterais incluem náuseas, vômitos, constipação, hipoglicemia e tonturas.
Vale lembrar que toda medicação deve ser prescrita e acompanhada por um médico hajam vistos os inúmeros efeitos colaterais e alterações metabólicas que podem seguir o uso indiscriminado de medicamentos.
Escrito por Felipe Cezar Dias
Referências:
Diretrizes brasileiras de obesidade 2016 / ABESO
Nakhaee A, Sanjari M. Evaluation of effect of acarbose consumption on weight losing in non-diabetic overweight or obese patients in Kerman. J Res Med Sci. 2013;18(5):391‐394.
Seifarth C, Schehler B, Schneider HJ. Effectiveness of metformin on weight loss in non-diabetic individuals with obesity. Experimental and clinical endocrinology & diabetes : official journal, German Society of Endocrinology [and] German Diabetes Association. 2013;121(1):27-31.
Malin SK, Kashyap SR. Effects of metformin on weight loss: potential mechanisms. Curr Opin Endocrinol Diabetes Obes. 2014;21(5):323-329.
Pereira, M.J., Eriksson, J.W. Emerging Role of SGLT-2 Inhibitors for the Treatment of Obesity. Drugs 79, 219–230 (2019)
Jones BJ, Bloom SR. The New Era of Drug Therapy for Obesity: The Evidence and the Expectations. Drugs. 2015;75(9):935‐945. doi:10.1007/s40265-015-0410-1
Iepsen, E., Lundgren, J., Dirksen, C. et al. Treatment with a GLP-1 receptor agonist diminishes the decrease in free plasma leptin during maintenance of weight loss. Int J Obes 39, 834–841 (2015)
MMI Clinic
Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.
Últimos posts
9 Sintomas de estresse e como tratar (físicos e emocionais)
Você sente cansaço constante, irritabilidade e falta de concentração? Esses podem ser sintomas de estresse, um problema que afeta o corpo e a mente de maneira silenciosa, mas profunda. Entenda os sinais e como identificar o estresse antes que ele prejudique ainda mais a sua saúde. Quais são os sintomas de estresse? O estresse pode […]
Tratamento para melasma: 4 opções e como prevenir
O melasma é uma condição de pele que afeta milhares de pessoas, especialmente mulheres. Caracterizado por manchas escuras, geralmente no rosto, o melasma pode ter impacto não apenas na estética, mas também na autoestima. Pensando nisso, preparamos este guia completo para ajudar você a entender as causas, opções de tratamento, e como cuidar da pele […]
Tratamento para manchas de sol
As manchas de sol são pequenas áreas da pele que ficam mais escuras devido ao acúmulo de melanina, o pigmento natural que protege a pele dos raios solares. Quando a pele é exposta ao sol por longos períodos sem proteção, ela reage produzindo melanina em excesso, o que resulta nas manchas escuras. Além de causarem […]
Tratamento para queda de cabelo
A queda de cabelo é um problema comum que pode afetar homens e mulheres, causando preocupação e impacto na autoestima. Diversos fatores podem contribuir para essa condição, incluindo genética, alterações hormonais e até mesmo o estresse. Felizmente, existem várias opções de tratamento para queda de cabelo que ajudam a controlar e, em alguns casos, até […]