MMI Clinic
Abrir Fechar

Medicações para diabetes podem ser usadas para emagrecer?

            A base da terapia para perda de peso é a redução de calorias e exercícios. A eficácia a longo prazo esta ligada a uma abordagem baseada no estilo de vida para a perda de peso, no entanto, para aqueles com sobrepeso ou problemas de saúde relacionados ao peso, intervenções medicamentosas podem ser necessárias. Pode parecer estranho e temeroso para alguns mas os médicos podem, inclusive, prescrever algumas medicações classicamente usadas para diabetes para auxiliar na perda de peso mesmo na ausência da doença.

Impedindo absorção do carboidrato

            A acarbose bloqueia uma enzima que quebra o carboidrato e impede a absorção integral do açúcar derivado dele nos intestinos. Parece melhorar também o perfil de colesterol. As pessoas que usam acarbose podem experimentar efeitos colaterais, os mais comuns são sintomas digestivos leves a moderados. Esses sintomas geralmente diminuem com o uso a longo prazo.

Antiga aliada

            A metformina, medicação bem documentada, tem papel relevante na restauração da sensibilidade ao hormônio insulina, que coloca o açúcar dentro das células para fornecer energia. Pesquisas em seres humanos e animais indicam ainda que o tratamento com metformina pode ter um impacto positivo na microbiota intestinal e redução da inflamação sistêmica subclínica induzida pela gordura. Mesmo para indivíduos sem diabetes parece ser de grande valia.  Pode provocar diarreia, mas é raro o abandono da medicação pelos seus efeitos colaterais.

Eliminando o açúcar e a água

            Medicações com a dapagliflozina atuam nos rins impedindo a reabsorção de glicose, favorecendo assim a eliminacção dela com a urina. São medicações que estão sendo recentemente estudadas para obesidade e vários apóiam o conceito de que podem ser eficazes como terapia adjuvante para perda de peso sobretudo, quando administrados em conjunto com agentes que reduzem a ingestão de alimentos.

Medicações injetáveis

            Mais recentemente medicações injetáveis também usadas para diabetes despontam como uma nova arma na luta contra a balança. São substâncias como a semaglutida e o liraglutida, aplicadas na barriga, 1x por semana, que agem como um hormônio do estômago ligado a saciedade e ao apetite além de estimularem a secreção de insulina. Seus efeitos colaterais incluem náuseas, vômitos, constipação, hipoglicemia e tonturas.

            Vale lembrar que toda medicação deve ser prescrita e acompanhada por um médico hajam vistos os inúmeros efeitos colaterais e alterações metabólicas que podem seguir o uso indiscriminado de medicamentos.

Escrito por Felipe Cezar Dias

Referências:

Diretrizes brasileiras de obesidade 2016 / ABESO

Nakhaee A, Sanjari M. Evaluation of effect of acarbose consumption on weight losing in non-diabetic overweight or obese patients in Kerman. J Res Med Sci. 2013;18(5):391‐394.

Seifarth C, Schehler B, Schneider HJ. Effectiveness of metformin on weight loss in non-diabetic individuals with obesity. Experimental and clinical endocrinology & diabetes : official journal, German Society of Endocrinology [and] German Diabetes Association. 2013;121(1):27-31.

Malin SK, Kashyap SR. Effects of metformin on weight loss: potential mechanisms. Curr Opin Endocrinol Diabetes Obes. 2014;21(5):323-329.

Pereira, M.J., Eriksson, J.W. Emerging Role of SGLT-2 Inhibitors for the Treatment of Obesity. Drugs 79, 219–230 (2019)

Jones BJ, Bloom SR. The New Era of Drug Therapy for Obesity: The Evidence and the Expectations. Drugs. 2015;75(9):935945. doi:10.1007/s40265-015-0410-1

Iepsen, E., Lundgren, J., Dirksen, C. et al. Treatment with a GLP-1 receptor agonist diminishes the decrease in free plasma leptin during maintenance of weight loss. Int J Obes 39, 834–841 (2015)

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    Cabelos Saudáveis, Informativo 27 de setembro de 2024

    Alopecia androgenética: o que é, causas e como tratar

    Está preocupado(a) com a perda de cabelo e não sabe se é alopecia androgenética? Se você percebeu um afinamento gradual dos fios ou áreas de calvície, saiba que essas podem ser sinais de uma condição comum que afeta tanto homens quanto mulheres.  Na MMI Clinic, entendemos a angústia que acompanha a queda de cabelo e […]

    Cabelos Saudáveis, Informativo 27 de setembro de 2024

    Calvície tem cura? Conheça os tratamentos!

    Você tem se sentido incomodado com a perda de cabelo e a calvície? A MMI Clinic entende como isso pode impactar sua autoestima e bem-estar. Neste artigo, vamos mostrar as causas da calvície e as soluções disponíveis para restaurar a confiança e a saúde capilar.  Continue lendo e entenda como podemos ajudar você a recuperar […]

    Cabelos Saudáveis, Sem categoria 27 de setembro de 2024

    Queda de cabelo na menopausa

    Você está enfrentando queda de cabelo durante a menopausa e procurando uma forma eficaz de lidar com isso? As mudanças hormonais nessa fase podem impactar diretamente a saúde capilar, resultando em queda e afinamento dos fios.  Na MMI Clinic, oferecemos tratamentos específicos que ajudam a minimizar esses efeitos e promovem a recuperação dos seus cabelos. […]