MMI Clinic
Abrir Fechar

Sumário:

  • A pele sensível pode ser uma sensação desagradável mesmo sem lesão visível
  • Pode ser uma dermatite pelo contato com cosméticos
  • Há estratégias para tratá-la

            A pele sensível é descrita pelos pacientes como uma sensação de coceira, engrossamento, formigamento e ardor desencadeada pelo contato com alguma substância, muitas vezes sem que haja uma lesão de pele visível.

            Essas sensações podem ocorrer minutos ou horas após a aplicação de um cosmético ou mesmo após vários episódios de uso, desencadeando um quadro pelo efeito cumulativo.

            Nos casos em que já há uma doença subjacente como a rosácea ou a dermatite atópica, que alteram a função de barreira da pele, geralmente ocorrem lesões visíveis como vermelhidão, bolinhas e vesículas.

            Quanto a localização, a face é a mais acometida, com predileção para o “bigode chinês”onde pode ocorrer acúmulo de produtos e há mais terminações nervosas. Outras regiões já descritas são: antebraços, mãos, região genital e couro cabeludo.  

Qual a causa?

            A principal hipótese para ocorrência da pele sensível está no aumento da permeabilidade da pele a substâncias irritantes, como fragâncias, conservantes de cosméticos e ácidos, gerando uma verdadeira dermatite de contato irritativa.

            Outra hipótese seria o aumento da sensibilidade de nervos a estímulos liberados pelas células da pele interpretado como sensações desagradáveis.

O que fazer?

            Nos casos em que há uma doença de pele associada, o controle da condição é fundamental, bem como restaurar a barreira da pele com hidratantes específicos. Associado a um tratamento proposto pelo médico, suspende-se todos os cosméticos por 2 semanas. Após este período, os produtos são reintroduzidos um por vez.

            Com relação à formulação de produtos deve-se atentar se são loções, cremes ou sérums e os componentes. Desta forma, há alguns critérios para utilização dos cosméticos e tratamentos tópicos como:

  • Eliminar igredientes desnecessários
  • Trabalhar com poucos princípios ativos
  • Eliminar alérgenos e irritantes comuns das formulações
  • Não usar produtos com fragrâncias
  • Preferir cosméticos em pó aos em creme e loção
  • Utilizar cosméticos facilmente removíveis com água

Tem a pele sensível a tudo? Entre em contato conosco que ajudamos na solução.

Escrito por Felipe Cezar Dias CRM/PR – 34055

Referência: Belda Valter e col., Tratado de Dermatologia, Volume 1, Edição número 3, 2018.

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    Bem-Estar e Beleza 25 de abril de 2024

    Consulte-se com um nutricionista em Curitiba da MMI Clinic

    Você sabia que a MMI é o espaço ideal para você se consultar com nutricionista em Curitiba? Saiba o que é perguntado, quais exames pedem e o que tratam.

    Check-up e prevenção 19 de abril de 2024

    Cardiologista em Curitiba com a MMI

    Está a procura de um bom cardiologista em Curitiba, mas não sabe onde consultar? Conheça a MMI e entenda o nosso programa Check-up e prevenção!

    Bem-Estar e Beleza 19 de abril de 2024

    Onde marcar sua consulta com um dermatologista em Curitiba?

    Está a procura de um bom dermatologista em Curitiba, mas não sabe onde consultar? Conheça a MMI e entenda o nosso programa Bem-Estar e Beleza!