Hoje em dia, é quase senso comum que a vitamina D faz bem para saúde e porque ela é tão importante assim.
De fato, esta “vitamina”, é na verdade um hormônio com mais de 200 funções para o nosso organismo e há receptores para ela em quase todas as células do corpo, indicando que há ainda mais funções a serem descobertas.
Mas embora, os benefícios sejam inferidos facilmente, os reais mecanismos sobre seu funcionamento ainda são desconhecidos e crescem também grupos céticos já que somos bombardeados com notícias, muitas vezes sensacionalistas sobre suas virtudes.
Acompanhe a seguir, informações reais sobre esta vitamina.
Benefícios comprovados
Saúde dos ossos
O mecanismo mais clássico e comprovado de atuação da vitamina D se relaciona aos ossos. Sabe-se que ela abre canais de cálcio no intestino, estimula a formação de proteína de ligação de cálcio na célula intestinal e, assim, favorece a absorção de cálcio e fosfato do intestino.
Desta forma, as circunstâncias ideais para a mineralização óssea são criadas e ela é essencial para formação de osso.
Adicionar Cálcio a suplementação?
A grande maioria dos estudos que relacionam melhora da densidade óssea com a vitamina D concentra-se em um grupo de risco, as mulheres na menopausa. E eles apontam que há sim uma melhora na redução do risco de fraturas, na associação cálcio + vitamina D.
Já suplementos que possuem apenas cálcio, há indícios que eles estariam ligados a aumento no risco de eventos cardiovasculares, por depósitos de cálcio na parede das artérias e outros mecanismos.
Uma outra alternativa seria adiconar a vitamina K2Mk7, conhecida por não deixar o cácio se acumular nas artérias.
Desta forma, cálcio e vitamina D ou apenas vitamina D melhorariam a saúde dos ossos.
Anti-câncer
A relação da radiação solar com a redução da mortalidade por câncer foi identificada há mais de 60 anos e já foi descrita para diversos tipos de câncer. E essa proteção aparente foi presumida ser mediada pelo efeito da radiação solar no status de vitamina D. De lá para cá diversos estudos demonstraram benefícios e com grau de evidência elevado.
O mecanismo pelo qual o status da vitamina pode alterar o desenvolvimento do câncer ainda está sendo delineado, mas o que agora é conhecido pode ser resumido brevemente como segue.
Pelo menos 200 genes humanos contêm elementos de resposta à vitamina D; muitos desses genes codificam proteínas importantes na regulação da proliferação, diferenciação e morte celular.
Quando o nível de vitamina D está abaixo do ideal, essas atividades são prejudicadas. Por exemplo, camundongos com deficiência de vitamina D exibem desenvolvimento e crescimento de câncer aumentado.
As evidências indicam ainda que a concentração no ambiente que se encontram as células é o determinante crítico da capacidade proliferação celular.
Uma ilustração possivelmente generalizável de como essa relação opera foi fornecida em um relatório que caracterizou a resposta imune a um estímulo microbiano.
Os primeiros genes expressos nas células de defesa expostos a um fungo foram os genes do receptor da vitamina D.
Na ausência dela no meio, nada mais aconteceu, mas quanda a vitamina D foi adicionada ao sistema, a resposta aumentou de forma dose-dependente e consistiu na expressão dos genes para uma partícula microbicida.
Embora este exemplo se refira especificamente à resposta imune, ele ilustra o papel crítico que as concentrações de vitamina D no soro podem desempenhar na ativação de várias respostas celulares.
Imunidade
O sistema imune é uma rede complexa e coordenada, assim o mecanismo de ação da vitamina D sobre ele extrapola o escopo deste artigo, mas podemos ter em mente que a consciência de um papel para a vitamina D na regulação da resposta imune foi desencadeada pela descoberta de receptores para ela em quase todas as células imunes.
A alta abundância de receptores para vitamina D em todo o sistema de defesa e sua própria regulação por sinais imunológicos corroboram para um papel importante deste hormônio como controlador da resposta imune.
Outra notável contribuição da vitamina D reside no fato de conseguir regular células que fornecem uma defesa de primeira linha contra invasores microbianos perigosos. Esta defesa não esta ligada a criação de anticorpos, e sim, a um sistema que nasce com todos os indivíduos.
Outros benefícios e considerações
Outras funções da vitamina D com boa comprovação científica ainda incluem manejo de sintomas depressivos, prevenção de doenças crônicas como Diabetes e associação com maior longevidade.
Assim, é certo que a vitamina D possui diversas aplicações e atua em diferentes locais no organismo, embora ainda sejam necessários maiores estudos para elucidar os mecanismos e dar luz a valores ideais.
Na MMI Clinic nosso corpo clínico de médicos e nutricionistas está apto a reconhecer e tratar sintomas de deficiência e fazer a suplementação, se indicada, para você ter todos os benefícios da vitamina D e de uma vida saudável.
Escrito por Felipe Cezar Dias – CRM/PR 34055
Referências:
Tang BM, Eslick GD, Nowson C, Smith C, Bensoussan A. Use of calcium or calcium in combination with vitamin D supplementation to prevent fractures and bone loss in people aged 50 years and older: a meta-analysis. Lancet. 2007 Aug 25;370(9588):657-66.
Joan M Lappe, Dianne Travers-Gustafson, K Michael Davies, Robert R Recker, Robert P Heaney, Vitamin D and calcium supplementation reduces cancer risk: results of a randomized trial, The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 85, Issue 6, June 2007, Pages 1586–1591,
Schöttker Ben, Jorde Rolf, Peasey Anne, Thorand Barbara, Jansen Eugène H J M, Groot Lisette de et al. Vitamin D and mortality: meta-analysis of individual participant data from a large consortium of cohort studies from Europe and the United States BMJ 2014
Aranow C. Vitamin D and the immune system. J Investig Med. 2011;59(6):881-886. doi:10.2310/JIM.0b013e31821b8755
MMI Clinic
Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.
Últimos posts
9 Sintomas de estresse e como tratar (físicos e emocionais)
Você sente cansaço constante, irritabilidade e falta de concentração? Esses podem ser sintomas de estresse, um problema que afeta o corpo e a mente de maneira silenciosa, mas profunda. Entenda os sinais e como identificar o estresse antes que ele prejudique ainda mais a sua saúde. Quais são os sintomas de estresse? O estresse pode […]
Tratamento para melasma: 4 opções e como prevenir
O melasma é uma condição de pele que afeta milhares de pessoas, especialmente mulheres. Caracterizado por manchas escuras, geralmente no rosto, o melasma pode ter impacto não apenas na estética, mas também na autoestima. Pensando nisso, preparamos este guia completo para ajudar você a entender as causas, opções de tratamento, e como cuidar da pele […]
Tratamento para manchas de sol
As manchas de sol são pequenas áreas da pele que ficam mais escuras devido ao acúmulo de melanina, o pigmento natural que protege a pele dos raios solares. Quando a pele é exposta ao sol por longos períodos sem proteção, ela reage produzindo melanina em excesso, o que resulta nas manchas escuras. Além de causarem […]
Tratamento para queda de cabelo
A queda de cabelo é um problema comum que pode afetar homens e mulheres, causando preocupação e impacto na autoestima. Diversos fatores podem contribuir para essa condição, incluindo genética, alterações hormonais e até mesmo o estresse. Felizmente, existem várias opções de tratamento para queda de cabelo que ajudam a controlar e, em alguns casos, até […]