
Consulta com médico(a) especialista realizada, exames feitos, chegou a hora de iniciar o tratamento da Reposição Hormonal. Nesse momento, você pode escolher entre dois métodos, mas qual deles é o melhor? Implantes ou Terapias Injetáveis.
Conheça as Terapias Injetáveis
A escolha do método para a Reposição Hormonal se baseia principalmente em três fatores: o custo, o conforto para o(a) paciente e o próprio tipo de medicação. No caso da Terapia Injetável, que consiste em uma injeção intramuscular, o custo é um dos mais baixos, e as aplicações normalmente ocorrem em períodos de 15 em 15 dias no caso de uso de substâncias mais comuns, como estrogênio e testosterona. Quando as substâncias aplicadas são mais concentradas, o intervalo entre uma injeção e outra pode ser de até 3 meses.
Um detalhe importante é o efeito que cada quantidade causa no organismo. Em alguns casos, as substâncias menos concentradas apresentam certa dificuldade em manter o nível hormonal estável, diferente do caso das substâncias concentradas, que têm melhor estabilidade hormonal. Porém, isso pode variar de pessoa para pessoa.
Características do método de Implantes Hormonais
No método de implante o(a) paciente é submetido(a) a uma pequena anestesia local e um dispositivo que mede entre 3 e 5 cm de comprimento é inserido abaixo da pele com ajuda de uma cânula.
Esse dispositivo, carregado dos hormônios indicados para o caso específico de reposição hormonal desse(a) paciente, fará a liberação gradual dessas substâncias. O implante pode ser do tipo absorvível, e até o final do período se desintegrar por completo, ou não absorvível, e ao final do período de validade precisar ser removido e substituído. A maior vantagem no caso do método de implante é o tempo, pois uma implantação e outra podem estar separadas por 3 meses ou até 1 ano.
Qual devo escolher?
Dentro de todo esse processo, o fator mais importante é o(a) paciente. Por isso o(a) médico(a) responsável pelo caso deve prover todas as informações necessárias para que uma escolha pelas Terapias Injetáveis ou o Implante seja feita. O importante é manter em perspectiva a melhora da qualidade de vida.
Na MMI Clinic uma equipe especializada de profissionais está à disposição para atendimento personalizado. Conheça nossas práticas e instalações.
MMI Clinic
Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.
Últimos posts
Déficit calórico e perda de peso: como fazer e calcular
Você já tentou emagrecer várias vezes e sente que nada funciona? Mesmo comendo menos, seu peso parece não ceder? Essa frustração é muito comum – e, na maioria das vezes, está ligada a um conceito mal compreendido: o déficit calórico. Saber o que ele é, como funciona e como aplicá-lo corretamente pode ser o divisor […]
Dieta para emagrecer: o que comer e evitar (cardápio)
Você está cansado de tentar dietas diferentes e nunca conseguir manter o peso? Já passou por aquela frustração de emagrecer e, pouco tempo depois, recuperar tudo – ou até mais? Se sim, saiba que você não está sozinho. A maior parte das dietas falha porque ignora um princípio básico: emagrecer com saúde é mais sobre […]
Dieta para perder barriga e emagrecer saudável
Você sente que faz de tudo, mas aquela barriga insiste em não ir embora? Já tentou diversas dietas, cortou carboidrato, tomou suco verde todo dia… e nada parece funcionar? A gordura abdominal é um dos maiores desafios no processo de emagrecimento – e, justamente por isso, também é o alvo mais comum de informações confusas […]