A verdade sobre a saúde do cabelo
a verdade sobre a saúde do cabelo

Somos constantemente informados sobre quais produtos usar para melhorar a qualidade de nossos cabelos, promover o crescimento e obter as madeixas perfeitas. No entanto, a realidade é que muitos desses produtos não cumprem as promessas, porque a saúde dos cabelos é um reflexo de nossa saúde interior e da sinergia entre nossos sistemas corporais. A qualidade do nosso cabelo e a taxa de crescimento ou perda são afetadas durante períodos de estresse, doenças crônicas ou agudas, saúde intestinal deficiente e desequilíbrios hormonais. Sem dúvida, nossos genes também podem desempenhar um papel preponderante na saúde do cabelo.

As queixas comuns de queda de cabelo estão frequentemente associadas a distúrbios de saúde digestiva, onde existe a possibilidade de má absorção, como doença de Crohn ou doença celíaca e condições hormonais, como hipotireoidismo, SOP, ou alergias e intolerâncias. A perda de cabelo difusa pode ser observada em deficiências nutricionais e condições autoimunes.

Gravidez e a menopausa geralmente podem afetar a saúde do cabelo. Ao falar com um médico sobre a saúde do cabelo, é sempre vital discutir detalhadamente a absorção e a saúde digestiva. Apenas com a digestão ideal é possível absorvermos os nutrientes essenciais que o nosso corpo requer.

A dieta ocidental gira em torno de alimentos processados ​​e conservantes, o que é uma das principais razões para o aumento das deficiências. Mais pessoas estão investindo dinheiro em suplementos, tratamentos capilares, implantes e terapia de reposição para melhorar a saúde do cabelo. A partir de uma perspectiva de longo prazo, o conceito deve consistir principalmente em uma dieta e estilo de vida de melhor qualidade. Fatores de estilo de vida incluem o uso de produtos que contenham menos produtos químicos sintéticos, como xampu e condicionadores sem SLS (Lauril Sulfato de Sódio) e sem parabenos.

 

Suplementação e nutrição

Ao considerar a suplementação para promover o bem-estar geral e melhorar a saúde do seu cabelo, recomenda-se considerar o rótulo nutricional, mas também procurar aconselhamento de um nutricionista ou clínico geral. Suplementos de boa qualidade, melhor nutrição e melhor qualidade de vida são um ótimo começo para melhorar o resultado geral.

A terapia com vitamina endovenosa e injeções intramusculares estão se tornando a mais recente tendência para a suplementação de nutrientes. O principal benefício é a garantia de 100% de absorção de nutrientes essenciais que são entregues diretamente na corrente sanguínea, o que significa que há um aumento na taxa de absorção em comparação com os suplementos. As infusões de vitaminas voltadas para melhorar a qualidade e a saúde do cabelo incluem ingredientes como vitaminas B, biotina e ácido fólico. Para obter resultados máximos, recomenda-se um plano de tratamento. Paralelamente, recomenda-se que também se concentrem numa dieta equilibrada e saudável.

Saúde do cabelo depende fortemente de alimentos ricos em nutrientes, fontes suficientes de proteínas e gorduras ricas em ômega 3 através da dieta. Para veganos e vegetarianos, combinar fontes de proteína é essencial para obter todos os aminoácidos. Aminoácidos-chave, tais como L-lisina, L-prolina e L-cisteína, promovem o crescimento do cabelo e fontes de proteína não-vegetarianas podem incluir frango, peru, peixe, ovos e produtos lácteos como queijo.

Suplementos frequentemente contêm colágeno em suas formulações. Existem controvérsias em torno da absorção de peptídeos de colágeno no intestino. A evidência mostra que o colágeno é feito naturalmente com os principais recursos, incluindo silício, zinco e vitaminas do complexo B. O ferro também tende a estar presente na maioria dos suplementos capilares, porque a deficiência de ferro (anemia) é um dos principais elos da perda de cabelo excessiva e da má saúde capilar. Fontes não-vegetarianas de ferro incluem carne vermelha e peixe, que fornecem ferro com maior biodisponibilidade.

Vegetarianos e veganos podem obter ferro através de vegetais de folhas verdes, como espinafre, couve e salada. Suplementos de melhor qualidade tendem a ser fórmulas líquidas ou em pó para aumentar a biodisponibilidade dos nutrientes.

Se você tiver preocupações sobre a saúde do seu cabelo, sofrer de perda de cabelo ou queda de cabelo, é recomendável identificar a raiz do problema antes de gastar tempo e dinheiro em produtos e tratamentos capilares que talvez não ajudem você a alcançar os resultados desejados. Marque uma consulta na MMI Clinic e permita-nos ajudá-la(o) a determinar a melhor solução para você!

 

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Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055

Membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e da International Dermoscopy Society.[/et_pb_text][et_pb_button button_url=”http://mmiclinic.com.br/artigos/” button_text=”Ver outras postagens” _builder_version=”3.21″ custom_button=”on” button_text_size=”18px” button_text_color=”#000000″ button_border_width=”2px” button_border_radius=”13px” button_font=”||||||||” global_module=”2225″][/et_pb_button][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]