
Doses de vitamina A podem estar associadas a um risco menor de câncer de pele, de acordo com a JAMA Dermatology. Um estudo com cerca de 125.000 americanos mostrou que as pessoas com maior ingestão de vitamina A diminuíram o risco de câncer de pele de células escamosas em cerca de 15%.
A maior parte de vitamina A vem de alimentos, provando que uma dieta saudável pode reduzir o risco de câncer de pele, além de oferecer muitos outros benefícios à saúde.
A vitamina A é importante para visão saudável, o sistema imunológico e o crescimento celular. Ela trabalha sinergicamente com várias outras vitaminas e minerais, incluindo vitamina D, K2, zinco e magnésio.
Esta vitamina conta com vários nutrientes diferentes, que podem ser divididos em duas categorias principais:
- Retinóides (também conhecidos como retinol), as formas biodisponíveis de vitamina A encontradas em alimentos de origem animal, como fígado e ovos.
- Carotenóides, encontrados em alimentos vegetais.
Quando você recebe carotenóides (pró-vitamina A) de fontes vegetais, seu corpo deve converter os carotenóides em retinol biodisponível, o que não é um problema se você estiver saudável. No entanto, más condições de saúde ou genética podem inibir a capacidade do seu corpo de absorver carotenóides e convertê-los em vitamina A.
Além da vitamina A, existem vários nutrientes que você pode usar para ajudar a proteger a pele. Astaxantina, licopeno, beta-caroteno, vitaminas D, E e epigalocatequina galato (EGCG) podem ajudar a proteger a pele contra os danos causados pelo sol. O licopeno também atua como filtro solar interno, embora não seja tão protetor quanto a astaxantina. A vitamina E absorve energia da luz UV, desempenhando um papel importante na fotoproteção e prevenindo danos causados pelos radicais livres induzidos por UV na pele.
Desta forma, uma alimentação rica em alimentos como tomate, beterraba, cenoura, ovos e fígado além de suplementação quando necessária é fundamental para se aproveitar todos os benefícios da vitamina A. Vale lembrar, que toda suplementação deve ser feita com acompanhamento médico visto que podem causar efeitos colaterais. Especificamente para vitamina A, em excesso, ela causa, por exemplo, queda de cabelo.
Fonte: Mercola adaptado por Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055
MMI Clinic
Últimos posts
Déficit calórico e perda de peso: como fazer e calcular
Você já tentou emagrecer várias vezes e sente que nada funciona? Mesmo comendo menos, seu peso parece não ceder? Essa frustração é muito comum – e, na maioria das vezes, está ligada a um conceito mal compreendido: o déficit calórico. Saber o que ele é, como funciona e como aplicá-lo corretamente pode ser o divisor […]
Dieta para emagrecer: o que comer e evitar (cardápio)
Você está cansado de tentar dietas diferentes e nunca conseguir manter o peso? Já passou por aquela frustração de emagrecer e, pouco tempo depois, recuperar tudo – ou até mais? Se sim, saiba que você não está sozinho. A maior parte das dietas falha porque ignora um princípio básico: emagrecer com saúde é mais sobre […]
Dieta para perder barriga e emagrecer saudável
Você sente que faz de tudo, mas aquela barriga insiste em não ir embora? Já tentou diversas dietas, cortou carboidrato, tomou suco verde todo dia… e nada parece funcionar? A gordura abdominal é um dos maiores desafios no processo de emagrecimento – e, justamente por isso, também é o alvo mais comum de informações confusas […]