Dermatose muito comum, é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. É muito frequente na fase da adolescência, mas comum também em adultos, principalmente em mulheres, por influência hormonal. afetando cerca de 56,4% das pessoas, sejam elas adolescentes ou adultas, entre homens e mulheres.
Para combater a acne é importante manter uma limpeza diária adequada com uso de sabonetes específicos e loções adstringentes, remover a maquiagem e fazer limpeza de pele com esteticista mensalmente.
Existem diversos tipos de acne:
- Acne grau I (comedoniana): comedões (cravos) abertos e fechados sem sinais inflamatórios, principalmente em zona T;
- Acne grau II (pápulo-pustulosa): comedões, pápulas vermelhas e inflamadas e pústulas (espinhas);
- Acne grau III (nódulo-cística): aparecimento de cistos, ou seja, de lesões mais profundas, inflamadas e dolorosas;
- Acne grau IV (conglobata): nódulos, abscessos e cistos purulentos, muito inflamados e intercomunicantes. Essa forma da doença pode levar a cicatrizes inestéticas.
- Acne grau V (fulminante): surgimento de lesões graves, com cistos dolorosos que ulceram deixando cicatrizes. Sintomas como febre, mal estar e dor no corpo. Dos graus de acne é o mais raro e mais comum no sexo masculino.
As opções de tratamento da acne vão desde produtos tópicos, como peróxido de benzoíla, clindamicina, adapaleno, tretinoína, ácido azelaico, até sistêmicos como antibióticos e isotretinoína oral. A escolha do tratamento vai depender do grau/intensidade da acne.
Com a introdução da isotretinoína oral (Roacutan®), houve uma “revolução” no tratamento da acne, pois esse medicamento possibilita a cura da doença, evita anos de tratamento e melhora a qualidade de vida do paciente. É indicada para casos mais graves de acne (graus III, IV e V) e também para casos não tão graves (acne grau II), porém resistentes aos tratamentos prévios ou que estejam deixando cicatrizes na pele.
Para pessoas que têm cicatrizes de acne existem alguns tratamentos, dentre eles estão: laser de CO2 fracionado, subcisão, preenchimento, microagulhamento e aplicação de ácido nas cicatrizes, que são boas opções e podem, inclusive, ser combinadas.
Entre em contato conosco e saiba mais.
Dr. Felipe Cezar Dias
MMI Clinic
Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.
Últimos posts
9 Sintomas de estresse e como tratar (físicos e emocionais)
Você sente cansaço constante, irritabilidade e falta de concentração? Esses podem ser sintomas de estresse, um problema que afeta o corpo e a mente de maneira silenciosa, mas profunda. Entenda os sinais e como identificar o estresse antes que ele prejudique ainda mais a sua saúde. Quais são os sintomas de estresse? O estresse pode […]
Tratamento para melasma: 4 opções e como prevenir
O melasma é uma condição de pele que afeta milhares de pessoas, especialmente mulheres. Caracterizado por manchas escuras, geralmente no rosto, o melasma pode ter impacto não apenas na estética, mas também na autoestima. Pensando nisso, preparamos este guia completo para ajudar você a entender as causas, opções de tratamento, e como cuidar da pele […]
Tratamento para manchas de sol
As manchas de sol são pequenas áreas da pele que ficam mais escuras devido ao acúmulo de melanina, o pigmento natural que protege a pele dos raios solares. Quando a pele é exposta ao sol por longos períodos sem proteção, ela reage produzindo melanina em excesso, o que resulta nas manchas escuras. Além de causarem […]
Tratamento para queda de cabelo
A queda de cabelo é um problema comum que pode afetar homens e mulheres, causando preocupação e impacto na autoestima. Diversos fatores podem contribuir para essa condição, incluindo genética, alterações hormonais e até mesmo o estresse. Felizmente, existem várias opções de tratamento para queda de cabelo que ajudam a controlar e, em alguns casos, até […]