MMI Clinic
Abrir Fechar

Por mais que elas não estejam relacionadas exclusivamente ao momento pós exercício físico, normalmente é nessa situações em que surgem as cãibras. Mas é possível preveni-las, e para saber como você pode começar lendo as informações seguintes.

O que é a cãibra?
As cãibras são identificadas pela contração involuntária de um músculo o grupo de músculos do tipo estriado, acompanhadas de uma intensa dor, e são mais frequentes nas pernas mas podem acontecer nos pés, dedos, braços, pescoço, coxas ou outro local do corpo.

O que exatamente causa a cãibra?
Essa contração involuntária pode ser um indício de que o seu corpo precisa de nutrientes. É sinal de desequilíbrio no organismo.

A desidratação, a falta de minerais e vitaminas na dieta estão entre as causas mais comuns das câimbras. Para que isso não ocorra, é importante focar na ingestão de substâncias como:

  • A vitamina B1: que melhora a comunicação do sistema nervoso com os músculos, aperfeiçoando os movimentos de contração muscular, o que beneficia ainda mais o treino e seus efeitos. Ela está presente nos legumes verdes, frutas, peixes, fígado, carne vermelha (principalmente a carne de porco), e os cereais integrais;
  • O magnésio: grande responsável pelo relaxamento muscular, com ótima ação e efeito no momento de recuperação da musculatura. Ele é encontrado no abacate, nozes, amêndoas, chocolate amargo e sementes como a de abóbora, a linhaça e o gergelim;

Não há dúvida de que um atleta com deficiência em qualquer um dos minerais e vitaminas citados acima poderá apresentar câimbra, porém, ter o devido acompanhamento médico e nutricional, focado em performance e que se adapte de acordo com o rendimento da pessoa é o que fará a diferença no resultado do treino.

Sabia que a MMI Clinic oferece esse tipo de assistência? Personalizada, feita por profissionais altamente capacitados e prontos para te atender. Entre em contato e conheça nossos protocolos.

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    5 maiores sintomas do colesterol alto

    4 a cada 10 pessoas possuem colesterol alto no Brasil. Entenda os sintomas do colesterol alto, o que é, tipos, 5 maiores causas, como prevenir e muito mais.

    Emagrecimento Saudável 12 de abril de 2024

    Síndrome metabólica: o que é, causas e como prevenir

    Entenda tudo sobre a síndrome metabólica, uma das condições mais comuns na atualidade. Entenda o que é, suas causas, como diagnosticar e quando se preocupar.

    Emagrecimento Saudável 11 de abril de 2024

    Gordura localizada: principais causas e como tratar

    Você tem dúvidas de como eliminar os “pneuzinhos”? Entenda o que é a gordura localizada, as 5 maiores causas, em quais regiões se concentra e como eliminar.