Atletas: evitem câimbras durante o exercício físico

Você sabia que a câimbra pode ser um indício de que o seu corpo precisa de nutrientes? Pois é, essa contração involuntária dos músculos, que vem junto com uma dor intensa, pode acontecer a qualquer hora e é sinal de desequilíbrio no organismo.

As câimbras musculares associadas ao exercício são câimbras musculares esqueléticas, que ocorrem durante ou imediatamente após o exercício físico. Este é um dos problemas mais comuns e que necessita atenção médica. Os atletas são afetados por câimbra em praticamente todos os desportos, principalmente em provas de resistência, como maratonas e triatlo. Para alguns, as câimbras musculares são sentidas rotineiramente, e isso faz com que esses atletas compitam com medo do momento em que uma inesperada, dolorosa e involuntária contração muscular surja, incapacitando-os momentaneamente de continuar a atividade física.

A desidratação, a falta de minerais e vitaminas na dieta estão entre as causas mais comuns das câimbras. A vitamina B1 melhora a comunicação do sistema nervoso com os músculos, por isso, os movimentos de contração muscular são melhor executados, beneficiando ainda mais o treino e seus efeitos. O magnésio é o responsável pelo relaxamento muscular, uma informação importante é o fato de o magnésio ser responsável pela entrada do potássio nas células, portanto, sem o magnésio, o potássio não consegue exercer a sua função.

Não há dúvida que um atleta com deficiência em qualquer um dos minerais e vitaminas citados acima poderá apresentar câimbra.

Fonte: G1. Revista Pilates. Mundo Boa Forma. FRANÇA, Guilherme Fernando Trigo, Cãibras Musculares Associadas ao Exercício e Nutrição: Mitos e Factos. Porto, 2010.

Entre em contato conosco e saiba mais.

Dr. Giuseppe Floriano Peixoto Sequenzia CRM-31006[/et_pb_text][et_pb_button button_url=”http://mmiclinic.com.br/artigos/” button_text=”Ver outras postagens” _builder_version=”3.21″ custom_button=”on” button_text_size=”18px” button_text_color=”#000000″ button_border_width=”2px” button_border_radius=”13px” button_font=”||||||||” global_module=”2225″][/et_pb_button][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]