MMI Clinic
Abrir Fechar

Atriquia focal refere-se a pequenas áreas circulares no couro cabeludo que são desprovidas de cabelo. Essas áreas são normalmente um pouco maiores que uma borracha de um lápis.

A atriquia focal é observada na alopecia androgenética masculina e feminina e é mais comum em estágios mais avançados. Ela pode conter alguns pequenos pelos velus, observados com a aproximação visual, mas eventualmente esses minúsculos pelos desaparecerão com o tempo.

O crescimento capilar não ocorre mais nessas áreas. Estudos realizados por dois pesquisadores, Olsen e Whiting, demonstraram que a atriquia focal estava presente em 44% das mulheres com queda de cabelo com padrão feminino, incluindo 67% de início tardio e 15% de início precoce, em comparação com 2% daqueles com outras doenças do cabelo. Hu e colaboradores mostraram que a atriquia focal em homens com calvície estava associada a estágios mais avançados de doença.

Fonte: Olsen EA, et al. Focal Atrichia: A Diagnostic Clue in Female Pattern Hair Loss. J Am Acad Dermatol. 2017.
Hu R, et al. Trichoscopic findings of androgenetic alopecia and their association with disease severity. J Dermatol. 2015.

Entre em contato conosco e saiba mais.

Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055

Membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e da International Dermoscopy Society.

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    5 maiores sintomas do colesterol alto

    4 a cada 10 pessoas possuem colesterol alto no Brasil. Entenda os sintomas do colesterol alto, o que é, tipos, 5 maiores causas, como prevenir e muito mais.

    Emagrecimento Saudável 12 de abril de 2024

    Síndrome metabólica: o que é, causas e como prevenir

    Entenda tudo sobre a síndrome metabólica, uma das condições mais comuns na atualidade. Entenda o que é, suas causas, como diagnosticar e quando se preocupar.

    Emagrecimento Saudável 11 de abril de 2024

    Gordura localizada: principais causas e como tratar

    Você tem dúvidas de como eliminar os “pneuzinhos”? Entenda o que é a gordura localizada, as 5 maiores causas, em quais regiões se concentra e como eliminar.