MMI Clinic
Abrir Fechar

A cicatriz de acne é um problema extremamente comum que pode acarretar grande prejuízo à qualidade de vida. Representa uma falha de conduta, já que, idealmente, não devemos deixar essas marcas aparecerem. Seja pela demora em procurar auxílio ou erro de manejo, as cicatrizes de acne são um desafio terapêutico, já que muitas vezes necessitamos de combinações de tratamentos para se obter um resultado satisfatório.

Os tratamentos são diversos como peelings, laser de CO2, Erbium, Nd-Yag, radiofrequência fracionada, etc, a depender do tipo de pele e cicatrizes. Um tratamento que de forma geral apresenta bons resultados e será explicado em detalhes é a subcisão com microagulhamento.

Como é feita a subcisão?

A subcisão, também chamada de “subcision” ou subincisão, é um procedimento feito com agulha especial, após anestesia local e infiltrativa de toda a região, no qual é feito um orifício de entrada e a agulha é introduzida de maneira paralela a pele. O objetivo é alcançar as cicatrizes e acessar o tecido fibroso que as prende a camadas mais profundas da pele. Com isso, as cicatrizes se tornam menos aparentes e menos aderidas a planos profundos.

Como é feito o microagulhamento?

Após a subcisão, associamos outro procedimento que é o microagulhamento. Este pode ser feito manualmente através de um rolo com finas agulhas enfileiradas e movimentos de vai e vem ou então com aparelhos modernos automatizados, que garantem uma penetração uniforme. A criação de microfuros e o processo de cicatrização estimulam a criação e o remodelamento de colágeno, permitindo que as cicatrizes se tornem menos visíveis.

Como é o pós-procedimento?

O pós-procedimento costuma ser tranquilo e sem maiores problemas. Hematomas e vermelhidão no rosto podem surgir, mas são sinais que desaparecem em até 10 dias. Não se deve utilizar produtos fora do recomendado pelo médico no dia do procedimento, sendo indispensável o uso do protetor solar a partir do segundo dia.

Quanto tempo demora?

Programe-se para pelo menos 1 hora de procedimento.

O que esperar?

O tratamento de cicatrizes necessita de perseverança, disciplina e boa indicação. Com técnicas como a subcisão + microagulhamento conseguimos resultados estéticos de melhora de até 70% das marcas da acne. Os resultados podem variar de pessoa a pessoa mas esses procedimentos representam uma importante ferramenta na melhora das cicatrizes.

Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    5 maiores sintomas do colesterol alto

    4 a cada 10 pessoas possuem colesterol alto no Brasil. Entenda os sintomas do colesterol alto, o que é, tipos, 5 maiores causas, como prevenir e muito mais.

    Emagrecimento Saudável 12 de abril de 2024

    Síndrome metabólica: o que é, causas e como prevenir

    Entenda tudo sobre a síndrome metabólica, uma das condições mais comuns na atualidade. Entenda o que é, suas causas, como diagnosticar e quando se preocupar.

    Emagrecimento Saudável 11 de abril de 2024

    Gordura localizada: principais causas e como tratar

    Você tem dúvidas de como eliminar os “pneuzinhos”? Entenda o que é a gordura localizada, as 5 maiores causas, em quais regiões se concentra e como eliminar.