Detox: 3 motivos para você inserir em sua alimentação
Detox: 3 motivos para você inserir em sua alimentação - MMI Clinic

É bastante comum encontrarmos pessoas que não gostam de comer frutas no dia a dia, mas consumi-las como sucos detox é só uma das vantagens dessa dieta de desintoxicação. 

A técnica nutricional, que se trata de um período curto – de 3 a 5 dias – de alimentação exclusiva com sopas, chás e sucos naturais, é excelente para aumentar a ingestão de frutas e vegetais, prática razoavelmente incomum hoje em dia. 

Nas próximas linhas, entenda o que é detox e alguns dos seus benefícios. Vamos lá?

O que é detox

As frutas e hortaliças são fontes de antioxidantes e outros compostos que contribuem para a prevenção de doenças. 

Inclusive, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a ingestão de cerca de 400 g de frutas e vegetais por dia, o que não é viável para a maioria das pessoas, com as suas rotinas aceleradas. Por isso, os sucos, mesmo não tendo poder de substituir as frutas, podem ser alternativas para melhorar a alimentação. 

Assim, a dieta detox, indicada depois de períodos de exageros e alimentação inadequada, é composta de sucos e sopas naturais, incluindo adicionais como chia e linhaça.

Críticas ao detox 

A dieta de desintoxicação ainda causa certa polêmica. Suas maiores críticas se devem à:

  • Baixa carga calórica

Isso, por si só, não é ruim, como no caso do indivíduo estar em sobrepeso. 

Já para as pessoas com massa corporal dentro da normalidade, as baixas calorias podem ser compensadas com o aumento do volume de líquido consumido – sempre sob avaliação profissional.

Mas o cuidado é válido, sobretudo em relação à quantidade de dias em dieta e às próprias quantidades de frutas e vegetais que farão parte do detox, que devem ser suficientes para a necessidade diária de calorias. 

  • Desequilíbrio de nutrientes

Toda dieta, independente de ser detox ou não, deve ser balanceada. 

Felizmente, a variedade de frutas e vegetais à nossa disposição, neste país tropical, dá meios para que o profissional prescreva uma dieta de composição bastante diversificada. 

Além disso, a maioria das pessoas que não contam com acompanhamento nutricional, já possuem esse desequilíbrio de nutrientes, em certo grau. Aderir à dieta detox, pelo período limitado de três dias, por exemplo, geralmente, não gera mudanças extremas ao estado nutricional já instalado. 

  • Falta de evidências científicas

A falta de um ensaio clínico randomizado em humanos que teste a eficácia do detox apenas deixa uma lacuna na ciência, ou seja, não comprova que a dieta de desintoxicação não funciona. 

Segundo publicação do Journal of Human Nutrition and Dietetics, estudos menores e preliminares, por sua vez, apontam que alimentos como coentro e algas possuem propriedades detox. 

Por que você deveria fazer detox

Afinal, você deve mesmo fazer detox? Sim e entenda por que:

Melhora a imunidade

Os ingredientes do detox têm altíssima qualidade e, em conjunto, fortalecem o sistema imunológico.

Acompanhe parte da publicação científica feita por Eliane Silva e colaboradores, na Revista Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde:

  • Limão: diminui os níveis de colesterol total;
  • Maçã e espinafre: melhora a pressão arterial;
  • Gengibre: reduz os processos inflamatórios no corpo;
  • Pepino: alivia sintomas de artrite;
  • Menta: diminui o quadro infeccioso causado por H. pylori (associada com gastrite);
  • Abacaxi: ameniza a frequência de infecções virais e bacterianas em crianças e adolescentes.

Alivia sintomas de constipação intestinal

Frutas, verduras e legumes processados com água, ou seja, sucos e sopas, é uma das soluções campeãs para aliviar a prisão de ventre. 

Estima-se que 80% das fezes são compostas de água. Por isso, o detox, que é uma dieta líquida, tem alta capacidade de hidratação da massa fecal, o que evita seu ressecamento e facilita o trânsito intestinal.

Ajuda na eliminação de toxinas do corpo

Com o nome sugere, o detox tem como principal contribuição a de facilitar a excreção de toxinas. Por minuto, o fígado filtra 1,4 litros de sangue. Mas ao cuidar da sua dieta enquanto o órgão trabalha, você estará otimizando esse processo.

Logo, a dieta detox, quando respeitadas suas limitações, traz muitos benefícios. Com a devida supervisão profissional, a desintoxicação é um dos poucos métodos que pode realmente revolucionar o seu bem-estar e de forma natural. 

Procurando um profissional para ajudar você com uma dieta detox? Então marque uma avaliação