Dieta Mediterrânea
mmi-clinic- DIETA MEDITERRÂNEA

Uma dieta mediterrânea é considerada uma dieta (estilo de vida) que tem uma base alimentar saudável, com alto consumo de legumes, verduras, grãos, cereais, frutas, oleaginosas, peixes e frutos do mar, ou seja, que tem como base consumir apenas comida de verdade.

É uma dieta que pode atrair pessoas de diferentes idades e origens, possui diversos benefícios para a saúde (prevenção de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, redução do LDL, menor incidência do Parkinson, Alzheimer e de alguns tipos de câncer) e visa mais a qualidade do que a quantidade alimentar. Leites e queijos são consumidos com moderação, a carne vermelha é consumida raramente e os alimentos embutidos, industrializados, enlatados e ultraprocessados devem ser excluídos. Alguns exemplos de alimentos que estão presentes no dia a dia de quem tem um estilo alimentar mediterrâneo são: Ovos, peixes frescos, frutas, castanha do pará, sementes e demais oleaginosas, especiarias, temperos naturais e ervas frescas, lentilha, feijão, frutas, legumes e vegetais variados e coloridos, arroz integral, quinoa, grão de bico, entre outros.

Para quem é vegano ou vegetariano se basear nesta dieta também não é problema, afinal as substituições seriam apenas para as proteínas animais. Enfim, a dieta mediterrânea é uma opção prática e sustentável para a atualidade e inclusive é considerada segura por combinar não só a diversidade na alimentação como também um modo de vida mais saudável.