MMI Clinic
Abrir Fechar

Um novo motivo para se ter uma boa noite de sono: as pessoas que dormem menos de seis horas correm maior risco de aterosclerose, foi o que um novo estudo descobriu.

Dormir menos de seis horas por noite e dormir mal estão associados ao enrijecimento das artérias.

Os pesquisadores usaram acelerômetros acoplados à cintura de 3.974 homens e mulheres saudáveis, com idade média de 46 anos, para monitorar a duração e a qualidade do sono em sete noites. Todos foram submetidos a exames físicos e ultrassonográficos tridimensionais, um sistema de imagem que avalia o fluxo sanguíneo através dos vasos sanguíneos. O estudo está no Journal of American College of Cardiology.

Depois de controlar o tabagismo, diabetes, glicemia de jejum, colesterol e outros fatores, eles descobriram que, comparados com pessoas que dormiam de sete a oito horas por noite, aqueles que dormiam menos de seis horas tinham 27% mais probabilidade de estar entre o terço superior da quantidade de placas em suas artérias. Os cientistas também descobriram que vários marcadores sanguíneos de inflamação eram mais altos naqueles que dormiam menos.

As pessoas que mais se movimentaram durante o sono também apresentaram maiores acúmulos de placa do que aquelas que dormiam profundamente.

“Estamos detectando doenças em seus estágios iniciais em jovens aparentemente saudáveis”, disse o co-autor, Dr. Valentin Fuster, diretor do Centro do Coração Mount Sinai. “Isso é algo que foi feito apenas em autópsia até agora. Este é um sinal de alarme, dizendo que há outro fator de risco cardiovascular que você deve prestar atenção. ”

Fonte: New York Times

Entre em contato conosco e saiba mais.

Dr. Alexandre Kaue Sakuma CRM-PR

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    5 maiores sintomas do colesterol alto

    4 a cada 10 pessoas possuem colesterol alto no Brasil. Entenda os sintomas do colesterol alto, o que é, tipos, 5 maiores causas, como prevenir e muito mais.

    Emagrecimento Saudável 12 de abril de 2024

    Síndrome metabólica: o que é, causas e como prevenir

    Entenda tudo sobre a síndrome metabólica, uma das condições mais comuns na atualidade. Entenda o que é, suas causas, como diagnosticar e quando se preocupar.

    Emagrecimento Saudável 11 de abril de 2024

    Gordura localizada: principais causas e como tratar

    Você tem dúvidas de como eliminar os “pneuzinhos”? Entenda o que é a gordura localizada, as 5 maiores causas, em quais regiões se concentra e como eliminar.