MMI Clinic
Abrir Fechar

De sintomas de TPM e menopausa a aumento de níveis de testosterona e GH, várias substâncias naturais possuem o rótulo de aumentarem e regularem os níveis hormonais, um Estímulo natural aos hormônios. Mas será que isto é verdade? A seguir, alguns compostos são listados com seus possíveis benefícios e potenciais efeitos adversos:

Maca peruana

            A maca peruana, Lepidium meyenii, é uma raiz da mesma família de vegetais crucíferos como brócolis e couve-flor. Rica em carboidratos, fibras, vitamina C e zinco, tem seu uso difundindo como indutora de aumento de níveis principalmente de testosterona.

            Apesar de disseminado poucos estudos conseguiram comprovar a sua efetividade. Em uma análise de todos os trabalhos publicados chega-se a conclusão que alguns conseguiram comprovar aumento da função sexual e libido com o uso da maca em doses maiores que 1g tanto em homens quanto mulheres. Contudo, os dados são limitados já que o número de indivíduos analisados foi pequeno, o tempo reduzido e outros estudos apontando para a direção oposta.

            Importante notar que nenhum estudo conseguiu comprovar a relação entre a maca e os níveis de testosterona dosados no sangue. Ademais, seu mecanismo de ação correlacionado com desempenho sexual parece estar ligado a ingredientes bioativos que incluem macaridina, macamidas, macaene, gluosinolatos e alcalóide de maca.

Vitex Agnus Cactus

            Cerca de 20-30% das mulheres sofrem com mal-estar, irritação, dores no corpo como resultado da tensão pré-menstrual todos os meses, e outras mulheres podem ter sintomas ainda mais debilitantes caracterizando o transtorno disfórico pré-menstrual. Assim, encontrar uma substância para auxílio de sintomas sem grandes efeitos colaterais pode significar uma grande alívio e incremento na qualidade de vida.

            E, desta forma, reconhecemos o extrato de Vitex Agnus Cactus. Pesquisadores acreditam que o vitex atua diminuindo os níveis do hormônio prolactina. Isso ajuda a reequilibrar outros hormônios, incluindo estrogênio e progesterona – reduzindo assim os sintomas da TPM. Além disso, ele possui compostos ativos, incluindo flavonóides, óleos essenciais, diterpenos e glicosídeos, com alguns destes compostos com efeito sobre os hormônios, neurotransmissores, sistema opióide, e nas vias inflamatórias e de dor.

            Os estudos corroboram com esta ideia. Apesar de ensaios clínicos com maior duração ainda sejam necessários, todos as pesquisas sustentam o uso do Vitex no controle sintomático e hormonal da TPM.         

GH

            O hormônio do crescimento humano desempenha um papel fundamental no crescimento, composição corporal, reparo celular e metabolismo. Ele também aumenta a massa muscular, a força e o desempenho nos exercícios, enquanto o ajuda a se recuperar de lesões e doenças. Assim, em adultos o GH pode desempenhar um efeito estético interessante.

            Sabe-se que a L-arginina um aminoácido, bloco construtor de músculos, quando feita de forma injetável tem efeitos importantes de incremento de GH. Seu uso oral é bem difundido entre os praticantes de atividade física mas possui mais controvérsias quanto a eficácia de aumento de GH quando comparado a forma injetável.

            Apesar de ainda faltarem estudos maiores para elucidação destas questões, as evidências demonstram resultados positivos com doses de 5g-9g de arginina oral. Dentre os mecanismos implicados neste benefício esta supressão da liberação de somatostatina, hormônio que inibe o GH. A saber, outro estímulo à produção de somatostatina é a obesidade e a alta ingesta de carboidratos, com consequente queda de GH.

            Na MMI Clinic, possuímos uma estrutura adequada e corpo clínico qualificado para avaliar suas queixas e níveis hormonais afim de indicar, caso necessite, a melhor forma de reposição hormonal. Agende sua avaliação conosco.

Escrito por Felipe Cezar Dias – CRM/PR 34055

Referências:

Cerqueira, R.O., Frey, B.N., Leclerc, E. et al. Vitex agnus castus for premenstrual syndrome and premenstrual dysphoric disorder: a systematic review. Arch Womens Ment Health 20, 713–719 (2017).

Collier SR, Casey DP, Kanaley JA. Growth hormone responses to varying doses of oral arginine. Growth Horm IGF Res. 2005 Apr;15(2):136-9.

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    Gestão do Stress 11 de novembro de 2024

    9 Sintomas de estresse e como tratar (físicos e emocionais)

    Você sente cansaço constante, irritabilidade e falta de concentração? Esses podem ser sintomas de estresse, um problema que afeta o corpo e a mente de maneira silenciosa, mas profunda. Entenda os sinais e como identificar o estresse antes que ele prejudique ainda mais a sua saúde. Quais são os sintomas de estresse? O estresse pode […]

    Bem-Estar e Beleza 13 de novembro de 2024

    Tratamento para melasma: 4 opções e como prevenir

    O melasma é uma condição de pele que afeta milhares de pessoas, especialmente mulheres. Caracterizado por manchas escuras, geralmente no rosto, o melasma pode ter impacto não apenas na estética, mas também na autoestima.  Pensando nisso, preparamos este guia completo para ajudar você a entender as causas, opções de tratamento, e como cuidar da pele […]

    Bem-Estar e Beleza 11 de novembro de 2024

    Tratamento para manchas de sol

    As manchas de sol são pequenas áreas da pele que ficam mais escuras devido ao acúmulo de melanina, o pigmento natural que protege a pele dos raios solares. Quando a pele é exposta ao sol por longos períodos sem proteção, ela reage produzindo melanina em excesso, o que resulta nas manchas escuras. Além de causarem […]

    Cabelos Saudáveis 11 de novembro de 2024

    Tratamento para queda de cabelo

    A queda de cabelo é um problema comum que pode afetar homens e mulheres, causando preocupação e impacto na autoestima. Diversos fatores podem contribuir para essa condição, incluindo genética, alterações hormonais e até mesmo o estresse.  Felizmente, existem várias opções de tratamento para queda de cabelo que ajudam a controlar e, em alguns casos, até […]