De sintomas de TPM e menopausa a aumento de níveis de testosterona e GH, várias substâncias naturais possuem o rótulo de aumentarem e regularem os níveis hormonais, um Estímulo natural aos hormônios. Mas será que isto é verdade? A seguir, alguns compostos são listados com seus possíveis benefícios e potenciais efeitos adversos:
Maca peruana
A maca peruana, Lepidium meyenii, é uma raiz da mesma família de vegetais crucíferos como brócolis e couve-flor. Rica em carboidratos, fibras, vitamina C e zinco, tem seu uso difundindo como indutora de aumento de níveis principalmente de testosterona.
Apesar de disseminado poucos estudos conseguiram comprovar a sua efetividade. Em uma análise de todos os trabalhos publicados chega-se a conclusão que alguns conseguiram comprovar aumento da função sexual e libido com o uso da maca em doses maiores que 1g tanto em homens quanto mulheres. Contudo, os dados são limitados já que o número de indivíduos analisados foi pequeno, o tempo reduzido e outros estudos apontando para a direção oposta.
Importante notar que nenhum estudo conseguiu comprovar a relação entre a maca e os níveis de testosterona dosados no sangue. Ademais, seu mecanismo de ação correlacionado com desempenho sexual parece estar ligado a ingredientes bioativos que incluem macaridina, macamidas, macaene, gluosinolatos e alcalóide de maca.
Vitex Agnus Cactus
Cerca de 20-30% das mulheres sofrem com mal-estar, irritação, dores no corpo como resultado da tensão pré-menstrual todos os meses, e outras mulheres podem ter sintomas ainda mais debilitantes caracterizando o transtorno disfórico pré-menstrual. Assim, encontrar uma substância para auxílio de sintomas sem grandes efeitos colaterais pode significar uma grande alívio e incremento na qualidade de vida.
E, desta forma, reconhecemos o extrato de Vitex Agnus Cactus. Pesquisadores acreditam que o vitex atua diminuindo os níveis do hormônio prolactina. Isso ajuda a reequilibrar outros hormônios, incluindo estrogênio e progesterona – reduzindo assim os sintomas da TPM. Além disso, ele possui compostos ativos, incluindo flavonóides, óleos essenciais, diterpenos e glicosídeos, com alguns destes compostos com efeito sobre os hormônios, neurotransmissores, sistema opióide, e nas vias inflamatórias e de dor.
Os estudos corroboram com esta ideia. Apesar de ensaios clínicos com maior duração ainda sejam necessários, todos as pesquisas sustentam o uso do Vitex no controle sintomático e hormonal da TPM.
GH
O hormônio do crescimento humano desempenha um papel fundamental no crescimento, composição corporal, reparo celular e metabolismo. Ele também aumenta a massa muscular, a força e o desempenho nos exercícios, enquanto o ajuda a se recuperar de lesões e doenças. Assim, em adultos o GH pode desempenhar um efeito estético interessante.
Sabe-se que a L-arginina um aminoácido, bloco construtor de músculos, quando feita de forma injetável tem efeitos importantes de incremento de GH. Seu uso oral é bem difundido entre os praticantes de atividade física mas possui mais controvérsias quanto a eficácia de aumento de GH quando comparado a forma injetável.
Apesar de ainda faltarem estudos maiores para elucidação destas questões, as evidências demonstram resultados positivos com doses de 5g-9g de arginina oral. Dentre os mecanismos implicados neste benefício esta supressão da liberação de somatostatina, hormônio que inibe o GH. A saber, outro estímulo à produção de somatostatina é a obesidade e a alta ingesta de carboidratos, com consequente queda de GH.
Na MMI Clinic, possuímos uma estrutura adequada e corpo clínico qualificado para avaliar suas queixas e níveis hormonais afim de indicar, caso necessite, a melhor forma de reposição hormonal. Agende sua avaliação conosco.
Escrito por Felipe Cezar Dias – CRM/PR 34055
Referências:
Cerqueira, R.O., Frey, B.N., Leclerc, E. et al. Vitex agnus castus for premenstrual syndrome and premenstrual dysphoric disorder: a systematic review. Arch Womens Ment Health 20, 713–719 (2017).
Collier SR, Casey DP, Kanaley JA. Growth hormone responses to varying doses of oral arginine. Growth Horm IGF Res. 2005 Apr;15(2):136-9.
MMI Clinic
Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.
Últimos posts
Saiba como identificar se você está com os calorões da menopausa
Muitas mulheres passam por sensações de calor na perimenopausa e não sabem identificar se estes são os clássicos sintomas que determinam a menopausa. Mas afinal, como se manifestam esses sintomas? Ondas de calor são sensações súbitas de calor, geralmente mais intensas no rosto, pescoço e peito. Sua pele pode avermelhar, como se estivesse corando. As […]
Reumatologista em Curitiba: consultas e exames
Você está lutando contra dores persistentes nas articulações ou músculos? Encontrar um reumatologista em Curitiba qualificado pode ser a chave para recuperar sua qualidade de vida. Na MMI Clinic, contamos com especialistas em reumatologia prontos para diagnosticar e tratar suas condições de maneira eficaz. Continue lendo e entenda como nossos profissionais podem fazer a diferença […]
Flacidez na barriga: 5 tratamentos e como firmar a pele
A flacidez na barriga é uma preocupação comum, especialmente após perda de peso rápida ou envelhecimento. Esta condição ocorre quando a pele perde firmeza e elasticidade. Para entender melhor as causas e as melhores abordagens de tratamento, é essencial consultar especialistas qualificados. Os dermatologistas da MMI Clinic estão prontos para oferecer avaliações personalizadas e soluções […]