Uma pergunta muito frequente (e cuja resposta nem sempre é bem aceita) é sobre manchas arroxeadas na pele. A seguir, listamos as causas frequentes:

Púrpura Senil

A pele se torna mais fina com a idade, resultando numa barreira menor entre a pele e os vasos, que se rompem facilmente (traumas que muitas vezes passam despercebidos) e podem causar o hematoma. A pele também perde um pouco da sua camada adiposa, que contribui para a falta de absorção de impacto, o que gera a mancha. Pode-se minimizar os sinais através do uso de cremes à base de vitaminas K1 e K3, que reduzem mais rapidamente as manchas. Além disso, pode-se tentar utilizar substâncias, como bioflavonoides cítricos manipulados, a fim de diminuir as manchas.

Púrpura Actínica

Os mais velhos podem, ainda, apresentar o que chamamos de púrpura actínica. Os vasos, depois de muita exposição solar, têm suas paredes enfraquecidas, o que cria hematomas nas mãos e braços. Também chamada de púrpura de Bateman, pode curar formando atrofias na pele chamadas de pseudo cicatrizes estelares.

Falta de vitaminas

Outra possível causa é a falta de vitaminas, especialmente C e D, necessárias para uma pele saudável.

Medicamentos como aspirina também podem causar maior facilidade nos hematomas, além dos corticoides tópicos.

Púrpura hipostática

Caracteriza-se por petéquias e equimoses que surgem nas pernas e tornozelos. São confluentes, deixando áreas de pigmentação acastanhada hemossiderótica (acúmulo de sangue), conhecidas como dermatite ocre. É observada em pacientes idosos que permanecem de pé por muito tempo ou, ainda, nas condições que causam estase: varizes, obesidade, atrofias musculares, artrites etc. O quadro é devido ao aumento de pressão hidrostática intracapilar e fraqueza do suporte conjuntivo pericapilar.

Importante: As manchas podem ainda ocorrer no contexto de doenças específicas relacionadas aos vasos, chamadas vasculites. Portanto, a avaliação do médico é imprescindível no diagnóstico correto e tratamento eficaz.

Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055