Hábitos alimentares que influenciam na formação de rugas
Hábitos alimentares que influenciam na formação de rugas

– Falta de proteína

Pele, cabelo e unhas utilizam um substrato essencial para formar seus elementos: proteína. Grande parte das rugas resultam de alterações de proteínas estruturais da pele como queratina, colágeno e elastina. Para evitar uma perda destas proteínas é necessário ter um aporte adequado de proteínas de alta qualidade. Outra razão para esta influência reside no fato das proteínas também serem necessárias para os músculos sobre a pele permanecerem firmes. Uma dieta adequada em proteínas deve conter 180-200g de proteínas derivadas de carnes (leite e vegetais têm baixo valor biológico).

– Se alimentar frequentemente

Sinais claros como estufamento significam que o trato digestivo está repleto de comida não digerida e gases. Comer mais de 3 vezes ao dia não permite ao trato digestivo descansar e se recuperar, além de alterar a flora intestinal, levando a uma diminuição na absorção de nutrientes e um estado conhecido como “leaky gut”. Quando o intestino está muito permeável, substâncias tóxicas penetram e podem levar a uma destruição de diversos tecidos, inclusive a pele.

– Beber pouca água e baixo consumo de sal

Rugas finas, principalmente embaixo dos olhos, podem ser um claro sinal de desidratação. São necessários ao menos 2 L de água ao dia e uma dieta suficiente em sal, que retém água. É preciso se ter em mente também que uma pele desidratada é diferente de uma pele seca, que surge pela ausência de sebo e gorduras poliinsaturadas.

Entre em contato conosco e saiba mais.

Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055