Homens: como saber se você precisa de reposição hormonal
Homens_como saber se você precisa de reposição hormonal

Reposição hormonal masculina é um tema considerado repleto de tabus e dúvidas por muitos homens.  A deficiência androgênica (diminuição da produção do hormônio masculino) está presente em cerca de 15% dos homens entre 50 e 60 anos, chegando a 50%, ou mais, dos homens com 80 anos. Durante o envelhecimento, ocorre uma diminuição lenta e gradual dos níveis de testosterona. Com isso podem surgir sintomas que podem indicar a necessidade de reposição hormonal em uma parcela dos homens.

Os principais sintomas que podem sugerir a reposição hormonal são:

• Declínio do interesse sexual;
  • Dificuldade de ereção;
  • Falta de concentração e capacidade intelectual;
  • Perda de pelos;
  • Ganho de peso à custa de gordura;
  • Diminuição de massa e força muscular;
  • Irritabilidade e insônia; entre outros.

Os sintomas não são específicos e podem ocorrer em outras condições, que não a deficiência de testosterona.

A suplementação hormonal masculina deve ser indicada para todos os homens que apresentam os sintomas de queda hormonal e que não apresentem contraindicações para seu uso. Ela pode ser administrada através de cremes e injeções.

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Dr. Alexandre Kaue Sakuma CRM-PR 34966