Leite é um vilão da acne?
leite é um vilão da acne

Leia MaisSerá o leite realmente um vilão da acne? Similarmente com os carboidratos de alto índice glicêmico, o leite produz uma resposta insulinêmica 3 a 6 vezes maior do que o seu correspondente índice glicêmico.

Além disso, o leite também contém IGf-1 bovino que é idêntico ao humano, portanto tem a mesma afinidade ao receptor, aumentando a insulina. O IGf-1 promove comedogênese, lipogênese, inflamação folicular, além da estimulação andrógena.

O leite também contém precursores da di-hidrotestosterona e inúmeros fatores de crescimento. Vários estudos observacionais apontam para uma ligação entre leite e acne, mas mais estudos são necessários para elucidar essa questão. Quanto ao Whey Protein, existem relatos na literatura de que, sim, por ser insulinotrópico, pode causar acne.

Nota: o leite desnatado parece ser pior. A gordura do leite, apesar de ser parcialmente saturada, também contém numerosos ácidos graxos de cadeia média que são benéficos em promover o metabolismo saudável e baixar a resistência à insulina. A gordura dos laticínios também contém ácidos graxos de cadeia complexa, ácido linoleico conjugado e ácidos graxos monoinsaturados, além de ácido oleico e ácido trans palmitoleico. Todos estes mostrando perfis metabólicos benéficos. Além disso, a gordura permite uma maior biodisponibilidade e distribuição das vitaminas A e D, lipossolúveis e benéficas para a pele, que são removidas e adicionadas depois ao leite desnatado.

Fonte: J Am Acad Dermatol. 2014 Dec;71(6):1039.e1-1039.e12. Diet in dermatologyPart I. Atopic dermatitisacne, and nonmelanoma skin cancer. Bronsnick T, et al.

J Am Acad Dermatol. 2016 Aug;75(2):318-22 Consumption of dairy in teenagers with and without acneLaRosa CL et al

Entre em contato conosco e saiba mais.

Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055