Lifting de Lábio Superior
Lifting de Lábio Superior

É sabido que o envelhecimento facial é um processo complexo. Alterações ocorrem no plano ósseo, na disposição do tecido gorduroso, nas fibras musculares e na pele. Alterações vistas em toda a face decorrentes do envelhecimento também trazem modificações importantes na porção entre o nariz e o lábio superior.

Para que serve o lifting labial?

            Com o envelhecimento, agravado pelo efeito gravitacional, se observa o alargamento da porção de pele do lábio superior (aumento na distância entre a base nasal e a linha de transição cutâneo-mucosa) e diminuição de sua espessura. Além disso, ocorrem apagamento do filtro, inversão da boca, perda de visualização dos incisivos nas maiores incursões faciais e aplainamento horizontal do vermelhão (parte rosada). Concomitantemente, surgem as rugas ao redor da boca.

            Para resolver de forma definitiva este problema existe uma técnica cirúrgica capaz de reduzir esta distância e devolver o aspecto jovial da região. Este procedimento pode ser feito isoladamente ou em associação com outros procedimentos para rejuvenescimento dos lábios, como o preenchimento com ácido hialurônico para reaver o volume, contorno e projeção da boca.

Como é feita?

            A cirurgia feita sob anestesia local consiste em uma incisão na base do nariz, de forma com que a cicatriz permanece imperceptível e escondida. Dura por volta de 1 hora, com o paciente voltando às atividades habituais em poucos dias. O procedimento traz muitos benefícios estéticos sem nenhum comprometimento funcional, quando bem indicado. Além de deixar os lábios em uma posição superior, a cirurgia pode corrigir a inversão dos lábios, deixando-os em um formato mais bem definido e estético.

Recuperação e pós-operatório

            O pós-operatório costuma ser tranquilo desde que o paciente siga as recomendações médicas. É normal que ocorra algum inchaço e hematomas que podem durar até 10 dias. É importante o paciente limitar o uso da boca quando for falar ou se alimentar, principalmente nos primeiros dias. A cicatriz pode ficar um pouco avermelhada no início até a completa cicatrização. O protetor solar é imprescindível para se evitar manchas.

O que esperar do lifting labial?

            O objetivo principal da cirurgia é deixar o lábio superior em uma posição mais elevada, melhorando a forma e devolvendo a distância que continha antes do processo de envelhecimento, valorizando o sorriso. Para melhores resultados o preenchimento com ácido hialurônico pode ser associado.

Por Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055