Um dos suplementos mais comuns e que tem ganhado cada vez mais destaque no mercado brasileiro. Estamos falando do magnésio, o quarto mineral mais prevalente no corpo humano e que participa de mais de 350 reações bioquímicas fundamentais no nosso organismo, tais como: formação óssea, regulação do sono, absorção de nutrientes e metabolismo energético.
Além disso, o magnésio também está relacionado ao transporte de cálcio e potássio através das membranas celulares, auxiliando assim no processo de condução de impulsos nervosos, como o ritmo cardíaco e a contração muscular.
Esse mineral pode ser encontrado em alimentos, suplementos e até mesmo na água.
Deficiência de magnésio
Perda de apetite, náuseas, diarreia, tontura, pele ressecada e unhas fracas são alguns dos sintomas que indicam a falta do mineral. Normalmente o problema está associado à deficiência de cálcio ou potássio.
A deficiência pode ocasionar em problemas musculares, dos ossos, anemia e até mesmo doenças cardíacas. Por isso, é fundamental realizar exames de rotina e adotar uma alimentação adequada.
Para saber quais são os alimentos ricos em magnésio acompanhe a leitura.
Alimentos
Esse mineral pode ser encontrado em diferentes alimentos. Confira abaixo alguns deles:
- Espinafre;
- Legumes;
- Feijões;
- Abóbora;
- Banana;
- Amêndoas;
- Nozes;
- Arroz integral;
- Chocolate amargo;
- Castanha-de-caju.
Tipos de magnésio
Atualmente, no mercado farmacêutico, há uma série de opções e tipos de suplementação com magnésio as quais você pode escolher. Saiba quais são elas!
- Cloreto de magnésio
Esse é um dos tipos de magnésio mais comumente encontrado. Possui uma absorção moderada e pode ser utilizado pela maioria das pessoas. Seu gosto costuma ser amargo e se consumido em grande quantidade pode causar diarreia, porém, há a opção de consumi-lo em cápsulas.
Esse tipo de magnésio auxilia no sistema digestivo e na imunidade.
- Citrato de magnésio
O citrato auxilia em problemas de constipação e apresenta efeitos colaterais menores e uma capacidade de absorção maior.
- Carbonato de magnésio
Seu uso é indicado como antiácido e indicado para tratar hipercloridria, refluxo gastroesofágico, gastrite e demais problemas gastrointestinais.
- Magnésio dimalato
Auxilia na redução do estresse, ansiedade e depressão. Também pode auxiliar em dores no peito, arritmias cardíacas e reduzir dores musculares ou associadas à fibromialgia e à osteoporose.
- Magnésio quelato
O ingrediente quelato apresenta alto teor do mineral e é umas das fontes de magnésio mais atual e moderna. É indicado para casos de deficiência nutricional ou na alimentação.
- Magnésio Glicil Glutamina
Esse tipo de mineral auxilia na resposta imunológica, na síntese proteica, na recuperação da massa muscular e no sistema digestivo.
É indicado para pessoas que praticam atividade física.
- Magnésio treonato
Há estudos que dizem que esse tipo de mineral pode melhorar a função cognitiva e a função neural. Além disso, pode auxiliar na memória, na redução da ansiedade e do estresse.
- Magnésio taurato
Esse tipo é indicado para atletas, devido a sua capacidade de atuar como um antioxidante em treinos de resistência e por atuar de forma a reduzir a fadiga muscular.
É importante ressaltar que é importante conversar com o seu médico anteriormente para saber os possíveis efeitos colaterais e indicações de cada tipo de magnésio.
Não se automedique!
Benefícios
Por participar de tantas reações bioquímicas fundamentais ao nosso organismo, ele apresenta uma série de benefícios, entre eles a geração de energia. Outros benefícios são:
- Fortalece os ossos;
- Diminui o risco de hipertensão e doenças cardíacas;
- Previne enxaqueca e dores de cabeça;
- Combate a azia e a má digestão;
- Auxilia na depressão e ansiedade;
- Previne problemas de contração muscular.
Dessa forma, o mineral fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Seja através de alimentos ou suplementação, ele é importante por vários motivos, entre os quais você acompanhou até aqui.
Além de ser fundamental para a saúde, ele ainda auxilia no bem-estar e na qualidade de vida.
Conte com a MMI Clinic
Agora que você já sabe mais sobre os tipos de magnésio e os seus principais benefícios , que tal entrar em contato com a MMI Clinic e agendar uma consulta? O nutricionista é o profissional ideal para ajudar com uma melhor suplementação e alimentação baseada nesse mineral fundamental para o organismo.
Entre em contato conosco e saiba mais!
MMI Clinic
Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.
Últimos posts
9 Sintomas de estresse e como tratar (físicos e emocionais)
Você sente cansaço constante, irritabilidade e falta de concentração? Esses podem ser sintomas de estresse, um problema que afeta o corpo e a mente de maneira silenciosa, mas profunda. Entenda os sinais e como identificar o estresse antes que ele prejudique ainda mais a sua saúde. Quais são os sintomas de estresse? O estresse pode […]
Tratamento para melasma: 4 opções e como prevenir
O melasma é uma condição de pele que afeta milhares de pessoas, especialmente mulheres. Caracterizado por manchas escuras, geralmente no rosto, o melasma pode ter impacto não apenas na estética, mas também na autoestima. Pensando nisso, preparamos este guia completo para ajudar você a entender as causas, opções de tratamento, e como cuidar da pele […]
Tratamento para manchas de sol
As manchas de sol são pequenas áreas da pele que ficam mais escuras devido ao acúmulo de melanina, o pigmento natural que protege a pele dos raios solares. Quando a pele é exposta ao sol por longos períodos sem proteção, ela reage produzindo melanina em excesso, o que resulta nas manchas escuras. Além de causarem […]
Tratamento para queda de cabelo
A queda de cabelo é um problema comum que pode afetar homens e mulheres, causando preocupação e impacto na autoestima. Diversos fatores podem contribuir para essa condição, incluindo genética, alterações hormonais e até mesmo o estresse. Felizmente, existem várias opções de tratamento para queda de cabelo que ajudam a controlar e, em alguns casos, até […]