MMI Clinic
Abrir Fechar

Antes de fazer é preciso entender! O termo é conhecido mas você sabe no que consiste uma dieta low carb, quem pode fazer e quem pode prescrevê-la? É hora de descobrir!

Saiba o que é a Dieta Low Carb
O termo “low carb” quer dizer “baixo consumo de carboidratos”, ou seja, uma dieta com restrição no consumo de carboidratos. Normalmente ela delimita a ingestão de 50g até 130g de carboidrato por dia, ou de 20 a 30% de carboidratos no volume energético total dos alimentos consumidos. Sua base, e isso é bem importante salientar, consiste em vegetais folhosos, legumes e gorduras. Ou seja, é uma dieta pobre em alimentos industrializados e rica em fibras.

Qual o objetivo da dieta low carb?
A principal função da dieta low carb é o auxílio da perda de gordura localizada através da redução da produção de insulina, processo que normalmente acontece através da ingestão de carboidratos, a principal redução que a dieta propõem.

Conheça as vantagens e desvantagens do processo
Como toda dieta, essa também apresenta suas vantagens e desvantagens, e você deve conhecer e estar ciente delas.

Começando pelas vantagens, as principais são:

  • Efeito rápido: os resultados da dieta low carb não demoram para serem notados, ainda mais por ela provocar alta nível de eliminação de líquidos, o que causa grande diferença no organismo;
  • Fácil de incluir na rotina: apesar das proibições a dieta low carb elimina muitos alimentos do consumo diário, e isso facilita que ela seja seguida mesmo quando comemos fora de casa;
  • Pela “reprogramação” que essa dieta impõem ao organismo, ele é forçado a usar a gordura corporal como fonte de energia, o principal tipo de gordura que queremos ver sumir do corpo;

Agora, atenção às desvantagens:

  • Dieta NÃO é estilo de vida: seja a low carb ou outra, dietas não devem ser para sempre, mas sim fazer parte da nossa vida por um período determinado, com começo, meio e fim;
  • Ocasiona sensações indesejáveis: cansaço, tonturas, dores de cabeça, fadigas e desregulagem da flora intestinal são efeitos esperados para acontecerem durante a dieta low carb;
  • Pode afetar o sistema neurológico;

Quem pode fazer a dieta low carb?
Como sempre frizamos, dieta nenhuma deve ser iniciada por conta, sem acompanhamento médico especializado. Isso porque restringir alimentos pode desencadear uma série de fatores e culminar em doenças graves, não só digestivas mas neurológicas, psicológicas, motoras e muitas outras.

Falando então da dieta low carb, ela é contraindicada para atletas e praticantes de atividades físicas de média e alta intensidade, e pode ser indicada (novamente: por médico especializado) para pessoas que desejam tratar obesidade e diabetes, e também hipertensão, doenças cardíacas, redução de gordura abdominal, colesterol alto e triglicérideos alto.

Você tem interesse em conhecer os protocolos de tratamento relacionados a nutrição e perda de peso da MMI Clínica? Então entre em contato e agende sua consulta!

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    5 maiores sintomas do colesterol alto

    4 a cada 10 pessoas possuem colesterol alto no Brasil. Entenda os sintomas do colesterol alto, o que é, tipos, 5 maiores causas, como prevenir e muito mais.

    Emagrecimento Saudável 12 de abril de 2024

    Síndrome metabólica: o que é, causas e como prevenir

    Entenda tudo sobre a síndrome metabólica, uma das condições mais comuns na atualidade. Entenda o que é, suas causas, como diagnosticar e quando se preocupar.

    Emagrecimento Saudável 11 de abril de 2024

    Gordura localizada: principais causas e como tratar

    Você tem dúvidas de como eliminar os “pneuzinhos”? Entenda o que é a gordura localizada, as 5 maiores causas, em quais regiões se concentra e como eliminar.