O que preciso incorporar com rotina de cuidado com a pele?
O que preciso incorporar com rotina de cuidado com a pele

Para ter uma pele com aparência jovem e saudável é preciso incorporar certos cuidados como parte da rotina, de forma regular. Apesar de muitas vezes estarmos atarefados estes cuidados devem ser tão corriqueiros como escovar os dentes para se ter o resultado esperado. São eles:

  1. Lavar a pele com um sabonete adequado

O sabonete é o principal aliado no quesito remoção de impurezas e desobstrução de poros. Conhecer e obter uma avaliação profissional do tipo de pele garante a indicação de um produto adequado, que pode conter substâncias ativas como ácidos ou ter efeito calmante para peles mais sensíveis.

  1. Tonificar a pele

O tônico serve para eliminar o restante das impurezas deixadas pelo sabonete como maquiagem além de servir como um preparo para se colocar substâncias ativas na pele, garantindo maior penetração do agente. Pode ter tanto agentes adstringentes para peles oleosas ou hidratante para as sensibilizadas ou secas.

  1. Antioxidantes

O uso de agentes antioxidantes tópicos, principalmente pela manhã, antes do protetor otimiza a proteção contra radiação solar além de ser fundamental para neutralizar radicais livres formados durante o dia com stress, poluição e sol responsáveis muitas vezes pela degradação de fibras elásticas e colágeno

  1. Protetor Solar

Item indispensável para qualquer tipo de pele. Os protetores de hoje evoluíram muito no quesito proteção e cosmética, sendo encontrados diversos tipos e com diferentes texturas. Devem ser usados mesmo para pessoas que tem exposição mínima a radiação solar, haja visto efeitos já notados da luz branca sobre a pele e a prevenção do envelhecimento cutâneo.

  1. Creme de tratamento noturno

Idealmente passado após lavagem e tonificação noturnas, os cremes de tratamento devem ser incorporados na rotina diária, com substâncias específicas para determinado fim. Pode-se utilizar ácidos para renovação da pele, agentes hidratantes e clareadores de manchas, por exemplo. À noite é o momento ideal haja visto a intensa renovação celular que ocorre com  sono.

Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055

Membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e da International Dermoscopy Society