
Sumário:
- A pele sensível pode ser uma sensação desagradável mesmo sem lesão visível
- Pode ser uma dermatite pelo contato com cosméticos
- Há estratégias para tratá-la
A pele sensível é descrita pelos pacientes como uma sensação de coceira, engrossamento, formigamento e ardor desencadeada pelo contato com alguma substância, muitas vezes sem que haja uma lesão de pele visível.
Essas sensações podem ocorrer minutos ou horas após a aplicação de um cosmético ou mesmo após vários episódios de uso, desencadeando um quadro pelo efeito cumulativo.
Nos casos em que já há uma doença subjacente como a rosácea ou a dermatite atópica, que alteram a função de barreira da pele, geralmente ocorrem lesões visíveis como vermelhidão, bolinhas e vesículas.
Quanto a localização, a face é a mais acometida, com predileção para o “bigode chinês”onde pode ocorrer acúmulo de produtos e há mais terminações nervosas. Outras regiões já descritas são: antebraços, mãos, região genital e couro cabeludo.
Qual a causa?
A principal hipótese para ocorrência da pele sensível está no aumento da permeabilidade da pele a substâncias irritantes, como fragâncias, conservantes de cosméticos e ácidos, gerando uma verdadeira dermatite de contato irritativa.
Outra hipótese seria o aumento da sensibilidade de nervos a estímulos liberados pelas células da pele interpretado como sensações desagradáveis.
O que fazer?
Nos casos em que há uma doença de pele associada, o controle da condição é fundamental, bem como restaurar a barreira da pele com hidratantes específicos. Associado a um tratamento proposto pelo médico, suspende-se todos os cosméticos por 2 semanas. Após este período, os produtos são reintroduzidos um por vez.
Com relação à formulação de produtos deve-se atentar se são loções, cremes ou sérums e os componentes. Desta forma, há alguns critérios para utilização dos cosméticos e tratamentos tópicos como:
- Eliminar igredientes desnecessários
- Trabalhar com poucos princípios ativos
- Eliminar alérgenos e irritantes comuns das formulações
- Não usar produtos com fragrâncias
- Preferir cosméticos em pó aos em creme e loção
- Utilizar cosméticos facilmente removíveis com água
Tem a pele sensível a tudo? Entre em contato conosco que ajudamos na solução.
Escrito por Felipe Cezar Dias CRM/PR – 34055
Referência: Belda Valter e col., Tratado de Dermatologia, Volume 1, Edição número 3, 2018.
MMI Clinic
Últimos posts
Déficit calórico e perda de peso: como fazer e calcular
Você já tentou emagrecer várias vezes e sente que nada funciona? Mesmo comendo menos, seu peso parece não ceder? Essa frustração é muito comum – e, na maioria das vezes, está ligada a um conceito mal compreendido: o déficit calórico. Saber o que ele é, como funciona e como aplicá-lo corretamente pode ser o divisor […]
Dieta para emagrecer: o que comer e evitar (cardápio)
Você está cansado de tentar dietas diferentes e nunca conseguir manter o peso? Já passou por aquela frustração de emagrecer e, pouco tempo depois, recuperar tudo – ou até mais? Se sim, saiba que você não está sozinho. A maior parte das dietas falha porque ignora um princípio básico: emagrecer com saúde é mais sobre […]
Dieta para perder barriga e emagrecer saudável
Você sente que faz de tudo, mas aquela barriga insiste em não ir embora? Já tentou diversas dietas, cortou carboidrato, tomou suco verde todo dia… e nada parece funcionar? A gordura abdominal é um dos maiores desafios no processo de emagrecimento – e, justamente por isso, também é o alvo mais comum de informações confusas […]