Por que o suco que você toma não é tão saudável assim?

Muita gente pensa que o suco de frutas é uma ótima opção para se manter saudável e em forma e o oferece inclusive para crianças.  Entretanto, a  verdade pode não ser tão doce assim.

O suco de frutas contém vitaminas, minerais e antioxidantes, mas não contém uma parte importante contida nas frutas: as fibras. É carregado, ainda, com açúcar em especial a frutose.

O suco de laranja, por exemplo, contém vitamina C e é uma boa fonte de folato, potássio e vitamina B1. Também contém antioxidantes. Mas no quesito açúcar e calorias é nutricionalmente pobre em comparação com laranjas inteiras e outros alimentos como legumes. O principal problema é: o suco de fruta não contém fibras e é muito rico em açúcar.

Dê uma olhada na comparação de uma porção de 350 ml de Coca-Cola e suco de maçã:

Coca Cola: 140 calorias e 40 gramas de açúcar (10 colheres de chá)

Suco de maçã: 165 calorias e 39 gramas de açúcar (9,8 colheres de chá)

Esta é a verdade feia sobre o suco de frutas … a maioria contém uma quantidade similar de açúcar a uma bebida açucarada, às vezes com ainda mais calorias totais!

 

É fácil consumir grandes quantidades de açúcar do suco de frutas

Quando comemos frutas inteiras, é preciso um esforço significativo para mastigá-las e engoli-las.  O açúcar nelas também está preso dentro de estruturas fibrosas que se decompõem lentamente durante a digestão.  Não só isso, mas a fruta também provoca saciedade.

Por estas razões, o açúcar da fruta inteira é enviado para o fígado lentamente e em pequenas quantidades. O fígado pode facilmente metabolizar essas pequenas quantidades sem estar sobrecarregado. Mas se você bebe um grande copo de suco de frutas, é o equivalente a consumir vários pedaços de fruta em um período de tempo muito curto, sem nenhuma fibra. A grande quantidade de açúcar é absorvida e enviada para o fígado muito rapidamente, assim como quando você toma uma bebida açucarada.

Uma grande parte do açúcar encontrado no suco de frutas é a frutose e o fígado é o único órgão que pode metabolizar a frutose em quantidades significativas. Quando o fígado absorve mais frutose do que consegue, boa parte se transforma em gordura. Parte da gordura pode se alojar no fígado e contribuir para a esteatose e resistência à insulina.

Embora seja improvável que pequenas quantidades de suco de frutas causem grandes problemas para pessoas saudáveis, magras e ativas, isso pode ser um desastre completo para pessoas com excesso de peso ou problemas metabólicos relacionados à dieta.

Estudos controlados mostram que o açúcar “líquido” pode causar resistência à insulina, elevar triglicérides,  elevar o colesterol LDL oxidado e causar acúmulo de gordura abdominal, isto em apenas 10 semanas.

Embora a maioria dos estudos seja usando bebidas açucaradas ou adoçadas com frutose, não há razão para supor que 100% de suco de frutas seja diferente. As moléculas de açúcar são idênticas e o fígado não será capaz de dizer a diferença.

Mas caso você esteja em dúvida, alguns estudos usaram suco de frutas. Em um deles, 480 ml de suco de uva por dia durante 3 meses causou resistência à insulina e aumento da circunferência da cintura em indivíduos com sobrepeso.

Em outro estudo, consumir duas ou mais porções de suco de fruta por dia foi associado a mais do que um risco duplicado de gota em mulheres.

Além disso, as calorias líquidas não funcionam da mesma maneira que as calorias dos alimentos sólidos. Quando as pessoas adicionam calorias líquidas à sua dieta, como suco de maçã, elas não compensam comendo menos de outros alimentos.  Esta é uma das razões pelas quais as bebidas açucaradas estão entre os alimentos que mais engordam. Eles não contribuem para a plenitude, fazendo-nos comer mais em geral.

 

O perigo não é só com as frutas

Acontece que as maiores fontes de frutose não são realmente as frutas como se poderia imaginar. Alimentos ricos em frutose incluem molhos para saladas, barras energéticas e de cereais, cereais comerciais, bebidas e iogurtes adoçados, refrigerantes e picles. A estes alimentos é muitas vezes adicionado o xarope de milho com alto teor de frutose, um adoçante feito de amido de milho.

Ele tem uma composição química e efeito similar no corpo ao açúcar de mesa. O xarope de milho com alto teor de frutose é comumente usado porque é muito barato. Embora muitas pessoas digam que o xarope de milho é pior que o açúcar, atualmente não há evidências que sugiram que um é pior do que o outro. Ambos são catastróficos.

O consumo excessivo de xarope de milho tem sido associado a vários problemas de saúde, incluindo obesidade e diabetes tipo 2. Infelizmente, isso pode ser difícil de evitar. É comumente adicionado aos alimentos, até mesmo alguns que são considerados saudáveis.

Frutas secas também possuem grande quantidade de frutose e seu consumo deve ser desencorajado.

Coma frutas inteiras, mas pule o suco. Não é saudável.

Assim, em vez de suco, coma sua fruta inteira. Dessa forma, você também obtém todas as fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais encontrados naturalmente na fruta. No geral, beber suco de frutas em pequenas quantidades pode ser bom para algumas pessoas, mas  é necessário perceber que, apesar da aura de saúde, o suco de fruta é muito semelhante ao refrigerante adoçado, guardadas as devidas proporções. Mais importante, o fígado o metaboliza da mesma forma. Todos os efeitos nocivos das bebidas adoçadas também se aplicam ao suco de frutas.

Entre em contato conosco e saiba mais.

Dr. Alexandre Kaue Sakuma CRM-PR 34966

 

 

 

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