Alopecia Areata é uma doença comum inflamatória, que não deixa cicatriz nos cabelos. As variações clínicas são diversas desde pequena placa circunscritas de perda de cabelo até a completa falta de pelos no corpo e no couro cabeludo. Afeta 2% da população mundial.

Os pacientes com alopecia areata são de todas faixas etárias, sexo e etnia e podem experimentar uma frustração devido a imprevisibilidade da sua doença, para qual não existe tratamento definitivo.

A causa continua sem ser completamente entendida, mas acredita-se que seja o resultado da destruição folicular através do sistema imune e uma desregulação de vias inflamatórias.

Os pacientes ainda experimentam um estresse psicológico grande com baixa auto-estima e podem sofrer de doença psiquiátrica.

Anormalidades nas unhas são vistas em 10 a 20% dos pacientes. A avaliação do paciente deve incluir a tricoscopia e teste de tração em busca de sinais de atividade da doença. Uma biópsia pode ser necessário.

Os fatores mais importantes para se determinar o prognóstico são a idade mais jovem de apresentação inicial e o grau de acometimento em porcentagem. O risco de progressão de uma alopecia areata em placa para total é de aproximadamente 5%.

Pacientes com dermatite atópica, asma e rinite alérgica, além de outras condições auto-imunes, podem ser mais propensos a desenvolverem alopecia areata. Quanto à genética, há um forte componente na alopecia areata, estimando-se em 10 vezes mais risco de adquirir a doença  em parente de primeiro grau, contudo, há apenas 55% de concordância em gêmeos idênticos, sugerindo algo mais amplo implicado na origem da doença.

Os mecanismos epigenéticos podem contribuir para isso, estresse e desordens psicológicas são frequentemente citados mais a exata associação ainda é debatida. Hoje, acredita-se que o aumento da secreção hormonal causada pelo estresse facilitaria a inflamação, mas não seria a direta causa.

Fonte: J Am Acad Dermatol. 2018 Jan;78(1):1-12. Alopecia areataDisease characteristicsclinical evaluation, and new perspectives on pathogenesis. Strazzulla, LC et. al

Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055

Membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e da International Dermoscopy Society.

Check-up e prevenção 19 de abril de 2024

Cardiologista em Curitiba com a MMI

Está a procura de um bom cardiologista em Curitiba, mas não sabe onde consultar? Conheça a MMI e entenda o nosso programa Check-up e prevenção!

Bem-Estar e Beleza 19 de abril de 2024

Onde marcar sua consulta com um dermatologista em Curitiba?

Está a procura de um bom dermatologista em Curitiba, mas não sabe onde consultar? Conheça a MMI e entenda o nosso programa Bem-Estar e Beleza!

Saúde da Mulher 19 de abril de 2024

Procurando ginecologista em Curitiba? Conte com a MMI

Está procurando ginecologista em Curitiba, mas não sabe onde consultar? Conheça a MMI e o nosso programa Saúde da Mulher!