Por que tenho Alopecia Areata?
Por que tenho Alopecia Areata

Alopecia Areata é uma doença comum inflamatória, que não deixa cicatriz nos cabelos. As variações clínicas são diversas desde pequena placa circunscritas de perda de cabelo até a completa falta de pelos no corpo e no couro cabeludo. Afeta 2% da população mundial.

Os pacientes com alopecia areata são de todas faixas etárias, sexo e etnia e podem experimentar uma frustração devido a imprevisibilidade da sua doença, para qual não existe tratamento definitivo.

A causa continua sem ser completamente entendida, mas acredita-se que seja o resultado da destruição folicular através do sistema imune e uma desregulação de vias inflamatórias.

Os pacientes ainda experimentam um estresse psicológico grande com baixa auto-estima e podem sofrer de doença psiquiátrica.

Anormalidades nas unhas são vistas em 10 a 20% dos pacientes. A avaliação do paciente deve incluir a tricoscopia e teste de tração em busca de sinais de atividade da doença. Uma biópsia pode ser necessário.

Os fatores mais importantes para se determinar o prognóstico são a idade mais jovem de apresentação inicial e o grau de acometimento em porcentagem. O risco de progressão de uma alopecia areata em placa para total é de aproximadamente 5%.

Pacientes com dermatite atópica, asma e rinite alérgica, além de outras condições auto-imunes, podem ser mais propensos a desenvolverem alopecia areata. Quanto à genética, há um forte componente na alopecia areata, estimando-se em 10 vezes mais risco de adquirir a doença  em parente de primeiro grau, contudo, há apenas 55% de concordância em gêmeos idênticos, sugerindo algo mais amplo implicado na origem da doença.

Os mecanismos epigenéticos podem contribuir para isso, estresse e desordens psicológicas são frequentemente citados mais a exata associação ainda é debatida. Hoje, acredita-se que o aumento da secreção hormonal causada pelo estresse facilitaria a inflamação, mas não seria a direta causa.

Fonte: J Am Acad Dermatol. 2018 Jan;78(1):1-12. Alopecia areataDisease characteristicsclinical evaluation, and new perspectives on pathogenesis. Strazzulla, LC et. al

 

Entre em contato conosco e saiba mais.

Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055

Membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e da International Dermoscopy Society.[/et_pb_text][et_pb_button button_url=”http://mmiclinic.com.br/artigos/” button_text=”Ver outras postagens” _builder_version=”3.21″ custom_button=”on” button_text_size=”18px” button_text_color=”#000000″ button_border_width=”2px” button_border_radius=”13px” button_font=”||||||||” global_module=”2225″][/et_pb_button][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]