Por que você precisa levantar pesos?
Por que você precisa levantar peso

Treinamento de força é fundamental para uma boa saúde, especialmente à medida que nós envelhecemos. É importante notar que levantar pesos não significa apenas manter a musculatura forte; existem uma série de outros benefícios à saúde que incluem melhora do metabolismo, cognição e saúde mental.

O treinamento de força também é importante para a saúde do coração, e uma pesquisa recente mostra que menos de uma hora de treinamento de força por semana já pode reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame cerebral de 40 a 70%.

O estudo em questão, que teve um acompanhamento médio de 5,4 e 10,5 anos, analisou dados de cerca de 13.000 adultos, considerando três desfechos de saúde:

1) Eventos cardiovasculares não fatais, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral

2) Todos os eventos cardiovasculares, incluindo morte

3) Mortalidade por todas as causas

O treinamento de força reduziu o risco para todos os três, segundo os autores.

O fato de os benefícios cardiovasculares do levantamento de peso serem independentes de exercícios aeróbicos, como caminhar e correr, significa que o treinamento de força é suficiente por si só. Só isso diminuirá o risco de ataque cardíaco e derrame cerebral.

 

Levantar pesos é um exercício cardiovascular

Vale lembrar que o exercício cardiovascular envolve qualquer esforço físico durante o qual o coração e as taxas respiratórias aceleram. Enquanto a maioria das pessoas associa exercícios cardiovasculares com exercícios aeróbicos, como corrida ou ciclismo, os especialistas em fitness notam que você não pode acessar totalmente seu sistema cardiovascular, a menos que esteja realizando trabalho mecânico com os músculos.

Portanto, o treinamento de força é, na verdade, um exercício cardiovascular. Neste estudo em particular, o exercício de resistência foi capaz de influenciar os riscos de eventos cardiovasculares de duas maneiras:

– Associação direta em U com risco de doença cardiovascular

– Redução indireta do risco de doença cardiovascular pela diminuição do índice de massa corporal.

 

Outros benefícios

Além disso, outros  benefícios já foram apontados em diferentes estudos como melhora na sensibilidade à insulina, redução no risco de síndrome metabólica,  redução da inflamação, melhora da saúde mental e redução no risco de sarcopenia. Portanto, o exercício de força é o mais recomendado a quem desejar conquistar um corpo saudável.

 

Entre em contato conosco e saiba mais.

Dr. Alexandre Kaue Sakuma CRM-PR 34966[/et_pb_text][et_pb_button button_url=”http://mmiclinic.com.br/artigos/” button_text=”Ver outras postagens” _builder_version=”3.21″ custom_button=”on” button_text_size=”18px” button_text_color=”#000000″ button_border_width=”2px” button_border_radius=”13px” button_font=”||||||||” global_module=”2225″][/et_pb_button][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]