MMI Clinic
Abrir Fechar

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo nosso corpo, e suas principais funções são: sustentação, firmeza e elasticidade da pele, músculos e articulações. O que devemos fazer quando os níveis de colágeno se alteram e os efeitos começam a aparecer?

Efeito da queda dos níveis de colágeno

Com o passar dos anos, nossos níveis de colágeno, bem como de outras substâncias do nosso organismo, começam a cair naturalmente devido ao envelhecimento do corpo. E quando isso acontece, percebemos o aparecimento de rugas, a ocorrência de flacidez e perda de tensão tanto da pele quanto dos músculos. Porém, existe uma forma de suavizar esses efeitos.

Protocolos de Otimização de Colágeno

Primeiramente é importante se consultar com um(a) nutricionista para que ele(a) faça a avaliação da presença de colágeno. Apenas depois dessa etapa é que vem o tratamento, que inclui investir em uma alimentação balanceada, que pode ou não (depende de cada caso), incluir suplementação alimentar e/ou medicamentos, e claro, a prática de exercícios físicos.

Alguns dos alimentos mais indicados para uma dieta rica em colágeno são:

– Carne de frango, peixes de água doce e água salgada, e lula;

– Castanhas e nozes são fontes de colágeno, mas é importante cuidar nas quantidades por também serem opções calóricas;

– Quinoa: pode substituir o arroz em algumas refeições. Contém os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa;

– Frutas cítricas: limão, laranja, kiwi, abacaxi, acerola contribuem para a produção de colágeno e são fontes de Vitamina C;

– Gelatina: por ser feita a partir dos ossos e cartilagens de boi, porco e frango, tem grandes quantidades de proteína e baixo teor calórico;

Outros alimentos que devem ser considerados são aqueles que ajudam na fixação e absorção do colágeno pelo organismo, dada a sua composição conter selênio e zinco. Alguns deles são:

– Camarão, ostras e mariscos;

– Feijão preto e farinha de trigo integral;

– Ovo (tanto a clara quanto a gema), nozes e castanha do Pará;

Se interessou pelo nosso Protocolo de Otimização de Colágeno? Então entre em contato e agende já o seu horário na MMI Clinic!

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    5 maiores sintomas do colesterol alto

    4 a cada 10 pessoas possuem colesterol alto no Brasil. Entenda os sintomas do colesterol alto, o que é, tipos, 5 maiores causas, como prevenir e muito mais.

    Emagrecimento Saudável 12 de abril de 2024

    Síndrome metabólica: o que é, causas e como prevenir

    Entenda tudo sobre a síndrome metabólica, uma das condições mais comuns na atualidade. Entenda o que é, suas causas, como diagnosticar e quando se preocupar.

    Emagrecimento Saudável 11 de abril de 2024

    Gordura localizada: principais causas e como tratar

    Você tem dúvidas de como eliminar os “pneuzinhos”? Entenda o que é a gordura localizada, as 5 maiores causas, em quais regiões se concentra e como eliminar.