Saúde da Mulher

mmi-nutricao-saude-da-mulher

O acompanhamento nutricional da saúde da mulher engloba protocolos para FERTILIDADE;  GESTAÇÃO E AMAMENTAÇÃO 

 

Uma alimentação balanceada é fundamental pois ajuda a estimular os hormônios envolvidos na fertilização. Além disso, contribui para a produção e liberação dos óvulos viáveis. O profissional poderá elaborar um plano alimentar capaz de ofertar nutrientes. Em quantidades adequadas, eles melhoram a qualidade do óvulo e previnem a formação de radicais livres, que podem causar a malformação dessa unidade.

 

O plano alimentar das mulheres que querem engravidar incluem alimentos ricos em nutrientes. Na lista estão ácido fólico, ferro, zinco, selênio, Vitamina B6, Vitamina E, Vitamina A, Vitamina C, entre outros. Todos esses nutrientes atuam diretamente no sistema reprodutor feminino, levando boa nutrição para mulher. Existem também alguns alimentos que devem ser evitados no período pré-concepção, pois podem diminuir a fertilidade. Daí a importância do acompanhamento nutricional, já que o nutricionista poderá oferecer todas estas recomendações adaptadas para cada paciente.

 

A alimentação da gestante e da lactante precisa ter uma grande variedade de alimentos para suprir as demandas nutricionais desses períodos, já que a mulher precisa de nutrientes suficientes tanto para o seu próprio organismo quanto para a produção de leite. Uma readequação alimentar adequada contribui para prevenção de uma série de ocorrências negativas, assegura reservas biológicas necessárias ao parto e pós-parto, garante substrato para o período da lactação, como também favorece o ganho de peso adequado de acordo com o estado nutricional pré-gestacional.

Tentantes; Gestantes; Lactantes

O protocolo conta com uma readequação alimentar com base na rotina, objetivo e fase atual da paciente. Tem duração específica de acordo com as alterações necessárias. Conta também com um protocolo específico de infusões e injetáveis

Redução da inflamação

Gestação saudável

Equilíbrio metabólico

Recuperação / manutenção de peso após gestação