Psoríase: não é apenas uma doença de pele
Psoríase não é apenas doença de pele

Além da relação já bem estabelecida entre a psoríase e doenças sistêmicas, outro grande estudo prospectivo feito na Inglaterra encontrou uma relação dose-dependente entre os níveis de severidade da psoríase e a incidência de diabetes mellitus do tipo 2.  Pacientes com mais de 10% da superfície corpórea afetada pela psoríase têm um risco 60% maior de desenvolver diabetes do que os adultos sem psoríase. Além disso, para cada 10% de aumento da superfície corpórea afetada pela psoríase há aproximadamente 20% a mais de risco para se desenvolver o diabetes.

Pacientes com menos de 10% do corpo acometido também têm um risco aumentado de diabetes. Os dados demonstram que a psoríase é um fator de risco para incidência de diabetes mesmo além da idade, sexo e IMC e que o risco de diabetes ser desenvolvido aumenta com o tamanho de área afetada pela psoríase, portanto medir a superfície corporal afetada pela psoríase rotineiramente é fundamental para se saber o prognóstico e estabelecer medidas preventivas de tratamento.

Fonte: J Am Acad Dermatol. 2018 Feb;78(2):315-322 Nov 8.Psoriasis and the risk of diabetes: A prospective population-based cohort study. Wan MT, et al