A vitamina C é um micronutriente essencial para humanos sendo há muito tempo relacionada ao nosso sistema de defesa. A vitamina C contribui para a defesa imunológica, apoiando várias funções celulares tanto do sistema imunológico de ação imediata quanto o adaptativo, que precisa ser exposto a um patógeno para ser ativado.
Nas células do sistema imune como os neutrófilos ela pode melhorar o recrutamento de células, o mecanismo de captura de microorganismos, a geração de espécies reativas de oxigênio e, finalmente, a morte microbiana. Também é necessária para a remoção de restos inflamatórios realizando uma “limpeza” local evitando possíveis danos aos tecidos.
O papel da vitamina C, em outras células como os linfócitos é menos claro, mas ela demonstrou aumentar a diferenciação e proliferação de células B e T, provavelmente devido a seus efeitos reguladores de genes. Assim sendo, uma deficiência de vitamina C resulta em uma imunidade prejudicada.
Além disso, a suplementação com vitamina C parece ser capaz de prevenir e tratar infecções respiratórias e sistêmicas. O efeito profilático da vitamina C requer uma ingestão que forneça pelo menos níveis no sangue adequados. Por outro lado, o tratamento de infecções estabelecidas requer doses significativamente mais altas (gramas) da vitamina para compensar o aumento da resposta inflamatória e da demanda metabólica.
No geral, a vitamina C parece exercer uma infinidade de efeitos benéficos nas funções celulares do sistema imunológico inato e adaptativo. Embora a vitamina C seja um potente antioxidante que protege o corpo contra moléculas oxidativas, é provável que sua ação como co-fator para inúmeras enzimas tenha um papel fundamental em seus efeitos de modulação imunológica.
Assim, é aparente que a vitamina C é necessária para o sistema imunológico montar e sustentar uma resposta adequada contra patógenos, evitando danos excessivos ao hospedeiro. A vitamina C parece ser capaz de prevenir e tratar infecções respiratórias e sistêmicas, melhorando várias funções das células imunes.
Estudos epidemiológicos indicam que a deficiência da vitamina C ainda é relativamente comum nas populações ocidentais. Os motivos incluem ingestão reduzida combinada com reservas limitadas do corpo. Necessidades crescentes ocorrem devido à poluição e tabagismo, combate a infecções e doenças com componentes oxidativos e inflamatórios, por exemplo, diabetes tipo 2.
Desta forma, garantir a ingestão adequada de vitamina C por meio da dieta ou via suplementação, especialmente em grupos como idosos ou indivíduos expostos a fatores de risco para insuficiência de vitamina C, é necessário para a função imunológica adequada e resistência a infecções.
Referências:
Gombart, A.F.; Pierre, A.; Maggini, S. A Review of Micronutrients and the Immune System–Working in Harmony to Reduce the Risk of Infection. Nutrients 2020, 12, 236.
Carr, A.C.; Maggini, S. Vitamin C and Immune Function. Nutrients 2017, 9, 1211.
Holmannova D, Kolackova M, Krejsek J. Vitamin C and its physiological role with respect to the components of the immune system. Vnitrni lekarstvi. Oct 2012;58(10):743-749.
Hemila H, Chalker E. Vitamin C for preventing and treating the common cold. The Cochrane database of systematic reviews. 2013;1:Cd000980.
MMI Clinic
Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.
Últimos posts
9 Sintomas de estresse e como tratar (físicos e emocionais)
Você sente cansaço constante, irritabilidade e falta de concentração? Esses podem ser sintomas de estresse, um problema que afeta o corpo e a mente de maneira silenciosa, mas profunda. Entenda os sinais e como identificar o estresse antes que ele prejudique ainda mais a sua saúde. Quais são os sintomas de estresse? O estresse pode […]
Tratamento para melasma: 4 opções e como prevenir
O melasma é uma condição de pele que afeta milhares de pessoas, especialmente mulheres. Caracterizado por manchas escuras, geralmente no rosto, o melasma pode ter impacto não apenas na estética, mas também na autoestima. Pensando nisso, preparamos este guia completo para ajudar você a entender as causas, opções de tratamento, e como cuidar da pele […]
Tratamento para manchas de sol
As manchas de sol são pequenas áreas da pele que ficam mais escuras devido ao acúmulo de melanina, o pigmento natural que protege a pele dos raios solares. Quando a pele é exposta ao sol por longos períodos sem proteção, ela reage produzindo melanina em excesso, o que resulta nas manchas escuras. Além de causarem […]
Tratamento para queda de cabelo
A queda de cabelo é um problema comum que pode afetar homens e mulheres, causando preocupação e impacto na autoestima. Diversos fatores podem contribuir para essa condição, incluindo genética, alterações hormonais e até mesmo o estresse. Felizmente, existem várias opções de tratamento para queda de cabelo que ajudam a controlar e, em alguns casos, até […]