MMI Clinic
Abrir Fechar

Consulta com médico(a) especialista realizada, exames feitos, chegou a hora de iniciar o tratamento da Reposição Hormonal. Nesse momento, você pode escolher entre dois métodos, mas qual deles é o melhor? Implantes ou Terapias Injetáveis.

Conheça as Terapias Injetáveis

A escolha do método para a Reposição Hormonal se baseia principalmente em três fatores: o custo, o conforto para o(a) paciente e o próprio tipo de medicação. No caso da Terapia Injetável, que consiste em uma injeção intramuscular, o custo é um dos mais baixos, e as aplicações normalmente ocorrem em períodos de 15 em 15 dias no caso de uso de substâncias mais comuns, como estrogênio e testosterona. Quando as substâncias aplicadas são mais concentradas, o intervalo entre uma injeção e outra pode ser de até 3 meses.

Um detalhe importante é o efeito que cada quantidade causa no organismo. Em alguns casos, as substâncias menos concentradas apresentam certa dificuldade em manter o nível hormonal estável, diferente do caso das substâncias concentradas, que têm melhor estabilidade hormonal. Porém, isso pode variar de pessoa para pessoa.

Características do método de Implantes Hormonais

No método de implante o(a) paciente é submetido(a) a uma pequena anestesia local e um dispositivo que mede entre 3 e 5 cm de comprimento é inserido abaixo da pele com ajuda de uma cânula.

Esse dispositivo, carregado dos hormônios indicados para o caso específico de reposição hormonal desse(a) paciente, fará a liberação gradual dessas substâncias. O implante pode ser do tipo absorvível, e até o final do período se desintegrar por completo, ou não absorvível, e ao final do período de validade precisar ser removido e substituído. A maior vantagem no caso do método de implante é o tempo, pois uma implantação e outra podem estar separadas por 3 meses ou até 1 ano.

Qual devo escolher?

Dentro de todo esse processo, o fator mais importante é o(a) paciente. Por isso o(a) médico(a) responsável pelo caso deve prover todas as informações necessárias para que uma escolha pelas Terapias Injetáveis ou o Implante seja feita. O importante é manter em perspectiva a melhora da qualidade de vida.

Na MMI Clinic uma equipe especializada de profissionais está à disposição para atendimento personalizado. Conheça nossas práticas e instalações.

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    5 maiores sintomas do colesterol alto

    4 a cada 10 pessoas possuem colesterol alto no Brasil. Entenda os sintomas do colesterol alto, o que é, tipos, 5 maiores causas, como prevenir e muito mais.

    Emagrecimento Saudável 12 de abril de 2024

    Síndrome metabólica: o que é, causas e como prevenir

    Entenda tudo sobre a síndrome metabólica, uma das condições mais comuns na atualidade. Entenda o que é, suas causas, como diagnosticar e quando se preocupar.

    Emagrecimento Saudável 11 de abril de 2024

    Gordura localizada: principais causas e como tratar

    Você tem dúvidas de como eliminar os “pneuzinhos”? Entenda o que é a gordura localizada, as 5 maiores causas, em quais regiões se concentra e como eliminar.