Homens precisam de Reposição Hormonal?

A Reposição Hormonal masculina é um tema considerado tabu por muitas pessoas, e isso acontece principalmente pela quantidade de dúvidas que surgem sobre o assunto. Esse é o momento de superar qualquer preconceito e entender como funciona a Reposição Hormonal para os homens.

Quando preciso de Reposição Hormonal?

Tudo começa com um processo natural do nosso organismo: o envelhecimento. Conforme ele ocorre, observa-se uma diminuição lenta e gradual dos níveis de testosterona, e como resultado, surgem sintomas em cerca de 15% dos homens entre 50 e 60 anos e até 50% ou mais nos homens dentro da faixa etária de 80 anos. Esses sintomas podem ser o primeiro indício da necessidade de realizar a Reposição Hormonal

Quais são os sintomas que indicam a Reposição Hormonal?

Os hormônios fazem parte da maioria dos processos que regulam nosso organismo, por isso, quando o corpo vive a fase em que as taxas hormonais sofrem quedas ou se tornam irregulares, é natural a manifestação de alguns sintomas, sendo que os principais entre eles são:

• Declínio do interesse sexual;
  • Dificuldade de ereção;
  • Falta de concentração;
  • Perda de pelos;
  • Ganho de peso à custa de gordura;
  • Diminuição de massa e força muscular;
  • Irritabilidade e insônia;

É claro que os sintomas não são específicos e podem ocorrer em outras condições, que não a deficiência de testosterona. E essa é a principal razão para ter todos os exames de rotina e específicos em dia, além de consultar um(a) médico(a) sempre que houver algo errado.

Mas como o processo de Reposição Hormonal Funciona?

A suplementação hormonal masculina deve ser indicada para todos os homens que apresentam os sintomas de queda hormonal e que não apresentem contraindicações para seu uso. Ela pode ser administrada através de cremes e injeções, e seu inicío ocorre depois da realização de consultas com médicos especializados, e exames que comprovem tanto a queda hormonal quanto a ausência de contraindicações.

MMI Clinic oferece protocolos completos de Reposição Hormonal masculina que são feitos por equipe especializada, sendo que cada caso é analisado de forma individual e personalizada. Entre em contato, agende sua consulta e sabia mais!

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Dr. Alexandre Kaue Sakuma CRM-PR 34966