Soluções injetáveis para flacidez e gordura localizada corporal
Soluções injetáveis para flacidez e gordura localizada corporal

O envelhecimento e a perda de peso têm efeitos marcantes na pele. Mudanças estruturais na pele associadas ao envelhecimento, como mudanças na distribuição de gordura, perda de 1% de colágeno todos os anos, além de perda de fibras elásticas, geram um menor tônus e elasticidade que se revelam como flacidez.

             A perda substancial de peso também está associada a níveis reduzidos de colágeno e elastina da pele que podem resultar em flacidez indesejável.

            Felizmente, tratamentos injetáveis surgem como uma carta na manga com substâncias que são capazes de estimular a produção de colágeno em até 400% antes de serem totalmente degradadas pelo corpo e com efeito potencializado quando associadas a tecnologias, como a radiofrequência. Conheça elas:

1) Hidroxiapatita de Cálcio

            A hidroxiapatita de cálcio, é formulada para aumentar o volume imediatamente e, subsequentemente, estimular a produção de colágeno e, assim, restaurar o volume em um processo que simula a remodelação normal da pele. A quantidade e diluição do produto varia com o grau de flacidez e localização. Como consequência há aumento da espessura da pele com manutenção do ganho em mais de 90% por mais de 1 ano e meio.

             A hidroxiapatita parece ter um bom perfil de segurança. Os nódulos são, de longe, o efeito adverso mais comun. Existem várias abordagens de tratamento para controlar os nódulos de entretanto, na maioria dos casos, não são visíveis e se resolvem sem intervenção.

Qual quantidade?

1 seringa cobre uma área de 200-300 cm2

Quantas sessões?

2-3 sessões geralmente mensais são adequadas

Quais regiões podem ser aplicadas?

Pescoço, colo, face interna dos braços, glúteos, face interna de coxas, joelhos e cotovelos.

Efeitos colaterais?

O principal é a formação de nódulos, que tem resolução espontânea ou com tratamento médico.

2)  Ácido Poli-l-láctico


            O ácido poli-l-láctico pode ser indicado para tratamento da flacidez da pele, atrofia localizada após lipoaspiração, como bem como estrias antigas e celulite associadas à flacidez.  Os efeitos são prolongados e duram até 2 anos.

            Antes do tratamento, é importante considerar os seguintes aspectos que poderiam interferir no resultado: qualidade da pele; estilo de vida, já que a exposição ao sol e as restrições de dieta podem levar a uma redução nas respostas, mais sessões ou necessidade de maior volume total e suplementação nutricional; e menopausa, que poderia diminuir potencialmente a produção de colágeno e exigir uma maior número de sessões de tratamento.

            Massagear a área injetada por alguns minutos imediatamente após a injeção é fundamental bem como a massagem em casa de cada região 2 vezes ao dia durante 7 dias como pós-tratamento.

Qual quantidade?

1 frasco cobre uma área de folha A4 por sessão.

Quantas sessões?     
Em geral, são necessárias duas a três sessões para alcançar o resultado desejado

Quais regiões podem ser aplicadas?

Pescoço, colo, face interna dos braços, glúteos, face interna de coxas.

Efeitos colaterais?

O principal é a formação de nódulos, que tem resolução espontânea ou com tratamento médico.

Injetável para Gordura Localizada

            O campo da medicina estética desenvolveu-se significativamente na última década com novas modalidades para o contorno corporal com mínimo tempo de recuperação e procedimentos minimamente invasivos em áreas de gordura localizada.

            Dentre as abordagens dermatológicas para gordura localizada que podem ser usadas sozinhas ou combinadas estão: a criolipólise, o laser de diodo, a radiofrequência, o ultrassom de alta frequência e o desoxicolato. Conheça um pouco mais deste último.

3) Ácido Desoxicólico

            O ácido desoxicólico ou desoxicolato de sódio não se trata de uma enzima, mas sim uma substância que causa quebra das células de gordura, estimula uma resposta inflamatória para remoção dos restos celulares e gordura, e gera uma produção de colágeno local (o que cirurgicamente não é possível). Tem seu uso aprovado e comprovado de resultados para gordura na papada. Para outras áreas do corpo ainda não há grandes estudos, mas a tendência é que seja cada vez mais usado. 

Quantas sessões?

Em geral, 2-4 sessões para se ter resultados satisfatórios.

Quais regiões podem ser aplicadas?

Papada, gordura axilar e do sutiã, gordura nos braços, gordura próxima ao joelho e gordura abdominal.

Efeitos colaterais?

Pode ocorrer inchaço, dormência e perda parcial sensitiva no local da aplicação, por isso deve ser feita por médicos habilitados

Escrito por Felipe Cezar Dias – CRM/PR 34055

Referências:

de Almeida AT, Figueredo V, da Cunha ALG, et al. Consensus Recommendations for the Use of Hyperdiluted Calcium Hydroxyapatite (Radiesse) as a Face and Body Biostimulatory Agent. Plast Reconstr Surg Glob Open. 2019;7(3):e2160. Published 2019 Mar 14.

Haddad A, Menezes A, Guarnieri C, et al. Recommendations on the Use of Injectable Poly-L-Lactic Acid for Skin Laxity in Off-Face Areas. J Drugs Dermatol. 2019;18(9):929-935.

Sykes JM, Allak A, Klink B. Future Applications of Deoxycholic Acid in Body Contouring. J Drugs Dermatol. 2017;16(1):43-46.