Vitaminas prontas funcionam para queda de cabelo?
Vitaminas prontas funcionam para queda de cabelo?
A queda de cabelo é um problema muito comum com diversas causas. Uma das abordagens mais corriqueiras para tratamento envolve o uso de vitaminas, minerais ou substâncias que de alguma forma, podem estar envolvidas no processo de recrescimento ou manutenção dos fios por mais tempo no couro cabeludo.

A queda de cabelo é um problema muito comum com diversas causas. Uma das abordagens mais corriqueiras para tratamento envolve o uso de vitaminas, minerais ou substâncias que de alguma forma, podem estar envolvidas no processo de recrescimento ou manutenção dos fios por mais tempo no couro cabeludo. Apesar de sabermos que o cabelo está em constante renovação celular e que deficiências marcantes de certas substâncias causam alterações capilares, pouca comprovação se tem no uso de suplementos para queda. Ademais, grande parte dos polivitamínicos comprados sem receita médica possuem quantidades muito pequenas destes nutrientes. Todavia, alguns compostos, quando orientados por médico, podem ter relevância no contexto do tratamento.

Vitaminas combinadas

            Um composto interessante combina vitaminas do complexo B, o aminoácido L-cistina, levedura medicinal e queratina. Segundo estudos, o uso isolado por 6 meses desta combinação em mulheres saudáveis aumentou em mais de 10% a contagem de fios. O efeito pode parecer modesto, entretanto pode ser de grande valia, sobretudo em mulheres com queda no pós-parto, que apresentam queda crônica e cíclica de cabelo, ou alguma deficiência nutricional. A queratina é o componente principal do cabelo, uma proteína, fabricada a partir de aminoácidos como a L-cistina. Os processos que fazem este tipo de conversão dependem das vitaminas do complexo B para acontecer, bem como também a proliferação das células do folículo piloso. A levedura medicinal é um composto rico nestas vitaminas. Infelizmente não há estudos que analisem individualmente cada um destes compostos e seus resultados podem ter um viés do próprio fabricante, que financia estes estudos.

Proteína marinha Aminomar®

            Um suplemento oral marinho foi projetado para promover o crescimento de cabelo. Um dos principais ingredientes deste produto é um complexo marinho AminoMar® composto por uma mistura patenteada de pó de tubarão e molusco derivado de fontes marinhas sustentáveis.    Algumas séries de estudos demonstraram a capacidade deste suplemento nutricional de promover a crescimento de pêlos grossos e finos, aumento do diâmetro do pêlo e diminuir a queda de cabelo, em média em torno de 10%.

            Embora existam inúmeros produtos farmacêuticos disponíveis para o tratamento da perda de cabelo, nenhum é completamente eficaz. Além de promover o crescimento do cabelo, e em contraste com os produtos farmacêuticos, este suplemento marinho fornece o benefício adicional de fornecer melhorias subjetivas na aparência da pele, unhas, cílios e sobrancelhas nas mulheres e qualidade das unhas e da pele nos homens.           

Proteoglicano marinho Marilex®

            Os proteoglicanos são estruturas grandes, geralmente fora das células que são atores-chave estruturais, funcionais e regulatórios no comportamento de crescimento e ciclagem dos folículos capilares. Embora a estrutura e a função dos proteoglicanos estejam se tornando mais claras, a ciência do uso deles como agentes terapêuticos ainda está engatinhando. Como terapia para o envelhecimento da pele, um complexo proteoglicano de base marinha melhorou significativamente a viscoelasticidade da pele e reduziu o número de rugas e a frouxidão da pele em homens e mulheres. Além disso, o aumento na concentração de proteoglicanos foliculares melhora o afinamento dos fios e o tempo em que permanecem no couro cabeludo. Embora sejam necessárias mais pesquisas para ilustrar um panorama mais geral, os seguintes são mecanismos moleculares plausíveis através dos quais o proteoglicano age: promove a proliferação celular e a sobrevivência de fibroblastos e células-tronco, juntamente com suas propriedades imunorreguladoras e antioxidantes e um impacto positivo na microbiota intestinal.

Escrito por Felipe Cezar Dias – CRM/PR 34055

Referências:

Lengg, N; Heidecker, B; Seifert, Burkhardt; Trüeb, R M (2007). Dietary supplement increases anagen hair rate in women with telogen effluvium: results of a double-blind, placebo-controlled trial. Therapy, 4(1):59-65.

Hornfeldt, CS Growing evidence of the beneficial effects of a marine protein‐based dietary supplement for treating hair loss. J Cosmet Dermatol. 2018; 17: 209–213.

Braun, N.; Heinrich, U. What Can Complex Dietary Supplements Do for Hair Loss and How Can It Be Validly Measured—A Review. Appl. Sci. 2020, 10, 4996.

T. Takahashi, J. Matsubara, K. Wakamatsu et al., “Ingestion of salmon nasal cartilage-derived proteoglycan improves skin condition: a randomized, double-blind, controlled

 study,”Immunology‚ Endocrine & Metabolic Agents in Medicinal Chemistry, vol. 15, no. 2, pp. 160–167, 2015.

E. Thom, “Nourkrin: objective and subjective effects and tolerability in persons with hair loss,” Journal of International Medical Research, vol. 34, no. 5, pp. 514–519, 2006

Wadstein J, Thom E, Gadzhigoroeva A. Integral Roles of Specific Proteoglycans in Hair Growth and Hair Loss: Mechanisms behind the Bioactivity of Proteoglycan Replacement Therapy with Nourkrin® with Marilex® in Pattern Hair Loss and Telogen Effluvium. Dermatol Res Pract. 2020;2020:8125081. Published 2020 May 5.