Muitas são as formas de se realizar a Terapia de Reposição hormonal, por isso é importante estar atento (a) às modalidades que oferecem a maior segurança e eficácia. Neste sentido, os implantes hormonais bioidênticos emergem como uma nova terapia capaz de atenuar o sintomas da andropausa e menopausa com excelente previsibilidade e efeitos colaterais mínimos.
A Reposição Hormonal (TRH) por implantes é realizada por meio da implantação abaixo da pele de um segmento de tubos de silicone. Esses tubos medem de 4 a 5 cm podendo ser de estradiol e testosterona bioidêntica, ou progesterona sintética. Tais substâncias podem ser usadas de forma associada ou não, de acordo com a necessidade de cada paciente, verificada em exames específicos.
Os implantes são colocados na região glútea, o procedimento de implantação dura menos de dez minutos e é indolor – já que é feito com anestesia local. Após a implantação, o hormônio é liberado gradativamente na corrente sanguínea, de maneira segura e com dosagem personalizada, por um período de seis meses a um ano. Estes implantes não são absorvidos pelo corpo, o que permite que sejam retirados caso ocorra algum efeito colateral indesejado ou após término da validade do implante.
Não aos efeitos colaterais
Os Implantes Hormonais de testosterona e estradiol são bioidênticos, o que significa que são feitos em laboratório mas são iguais aos hormônios produzidos pelo próprio organismo, no que diz respeito a estrutura molecular. Desta forma, causam efeitos colaterais consideravelmente menores do que os desconfortos gerados pelos hormônios sintéticos geralmente utilizados nos tratamentos convencionais.
Inovação, praticidade e segurança
Entre os principais motivos que fazem com que os Implantes Hormonais sejam extremamente bem aceitos pelos pacientes, estão:
- Eficácia: os resultados alcançados por meio do método são excelentes;
- Praticidade: o paciente só precisa se preocupar com a troca do implante no intervalo de seis meses, ou um ano;
- Segurança: o método elimina a possibilidade do esquecimento;
- Controle: garantia de que a dosagem correta será distribuída ao organismo;
- Bem-estar: a inexistência de efeitos colaterais típicos dos outros métodos de tratamentos em Terapia de Reposição Hormonal.
Por Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055
MMI Clinic
Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.
Últimos posts
9 Sintomas de estresse e como tratar (físicos e emocionais)
Você sente cansaço constante, irritabilidade e falta de concentração? Esses podem ser sintomas de estresse, um problema que afeta o corpo e a mente de maneira silenciosa, mas profunda. Entenda os sinais e como identificar o estresse antes que ele prejudique ainda mais a sua saúde. Quais são os sintomas de estresse? O estresse pode […]
O que é a terapia hormonal para menopausa e como é feita?
A menopausa é um período de grandes transformações no corpo da mulher, e muitos sintomas podem surgir devido à queda dos hormônios, especialmente o estrogênio. Dentre as opções para aliviar esses sintomas, a terapia hormonal para menopausa (THM) é uma das mais utilizadas. Mas será que essa terapia é a escolha certa para todas as […]
Tratamento para menopausa: como é feito e quando iniciar
Você sente que os sintomas da menopausa estão dificultando sua rotina e busca soluções eficazes? Essa transição natural na vida da mulher pode trazer desafios físicos e emocionais, mas há tratamentos disponíveis para aliviar os desconfortos e melhorar sua qualidade de vida. Entenda como é o tratamento da menopausa, seus principais sintomas e mais! Quais […]
Libido e menopausa: como a transição afeta o desejo sexual e o que fazer para melhorar
A menopausa é uma fase natural na vida das mulheres, marcada pelo fim dos ciclos menstruais e a diminuição da função ovariana. No entanto, além das mudanças físicas, muitas mulheres também enfrentam alterações na libido, o que pode impactar a qualidade de vida e os relacionamentos. Neste blog, vamos explicar como a libido e a […]