Você não Precisa usar Dezenas de Cremes para Cuidar da Pele
mmi0clinic-Você não precisa usar dezenas de cremes para cuidar da pele

É cada vez mais comum influenciadores mostrarem sua rotina de cuidados com a pele nas redes sociais. E ao ver a infinidade de tônicos, séruns, máscaras, protetores, hidratantes, antioxidantes, redutores de rugas, esfoliantes e outros inúmeros produtos que essas pessoas dizem usar de manhã e à noite, parece impossível que alguém “comum” — que trabalha, estuda, dorme de seis a oito horas por dia, vê séries, malha — encontre tempo no dia a dia para fazer o mesmo.

            O jeito então é aceitar que você terá uma pele mal cuidada? Na verdade, não. Muitas vezes, o que vemos é um exagero na aplicação desses produtos, sem a recomendação de um especialista, o que pode não só fazer você gastar dinheiro desnecessário com cosméticos, como também gerar um efeito contrário: prejudicar a pele.

            Esfoliações excessivas com aparelhos de limpeza, por exemplo, podem diminuir a proteção natural que a pele contém e retirar excessivamente a oleosidade e, com isso, favorecer a irritação e processos alérgicos da pele e provocar um efeito rebote, no qual o corpo entende que necessita fabricar mais sebo a fim de proteger a pele.

            Além disso, o uso exagerado e desnecessário de produtos tende a desgastar e alterar a pele. Assim, ela vai ficando mais fina e sensível aos fatores externos (sol, poluição e clima seco), o que pode levar ao envelhecimento precoce.

            Quais produtos são realmente necessários? Para se manter saudável, a pele precisa de três cuidados básicos no dia a dia: limpeza, proteção e hidratação. E isso você consegue com produtos simples, como um sabonete ou gel de limpeza, um filtro solar e uma loção hidratante — vale lembrar que esses produtos precisam ser adequados para seu tipo de pele e indicados por um médico.

            Obviamente, isso não significa que outros tratamentos são ruins. Pelo contrário. Eles funcionam muito bem, mas não é só porque uma blogueira diz que usa certos produtos que você também deve adotá-los em sua rotina.

            Existem diversos agentes terapêuticos, prescritos pelo médico, que podem ser incorporados em uma rotina de pele principalmente à noite, dependendo do tipo de pele e finalidade. E os resultados são excelentes a partir do momento em que a rotina básica já está consolidada.

Fonte: UOL VivaBem adaptado por Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055