MMI Clinic
Abrir Fechar

O que acontece na alopecia androgenética em homens é que uma enzima chamada de 5-ALFA REDUTASE, encontrada dentro e ao redor dos folículos pilosos, especialmente na papila dérmica, converte o andrógeno testosterona relativamente inativo em uma forma mais potente, o DHT (Di-hidrotestosterona).

Uma vez formado, o DHT tem a capacidade de se ligar a qualquer receptor de andrógeno nos folículos capilares.  A testosterona também pode atuar sobre os folículos, mas seu efeito para causar queda dos cabelos é mais fraco.

Com a interação desses dois hormônios e seus receptores no folículo, os cabelos que cobrem o couro cabeludo sofrem algumas alterações que resultam na miniaturização dos fios ou calvície de padrão masculino. Com o tempo os ciclos de crescimento dos fios que são produzidos pelos folículos capilares ficam mais curtos, com redução da fase anágena (crescimento). As fases catágena (intermediária) e telógena (queda e repouso) permanecem iguais.

Os folículos afetados pela presença dos hormônios produzem fios cada vez mais finos, curtos e frágeis.

Fonte: Clínica Dr. Leandro Ribeiro Mauro

Entre em contato conosco e saiba mais.

Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055

Membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e da International Dermoscopy Society.

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    5 maiores sintomas do colesterol alto

    4 a cada 10 pessoas possuem colesterol alto no Brasil. Entenda os sintomas do colesterol alto, o que é, tipos, 5 maiores causas, como prevenir e muito mais.

    Emagrecimento Saudável 12 de abril de 2024

    Síndrome metabólica: o que é, causas e como prevenir

    Entenda tudo sobre a síndrome metabólica, uma das condições mais comuns na atualidade. Entenda o que é, suas causas, como diagnosticar e quando se preocupar.

    Emagrecimento Saudável 11 de abril de 2024

    Gordura localizada: principais causas e como tratar

    Você tem dúvidas de como eliminar os “pneuzinhos”? Entenda o que é a gordura localizada, as 5 maiores causas, em quais regiões se concentra e como eliminar.