Dieta glúten free melhora a Psoríase?
Dieta glúten free melhora a Psoríase

Pacientes com psoríase são mais suscetíveis a doenças autoimune, tendo sido associada a pelo menos 14 delas! Isso ocorre possivelmente como resultado de anormalidades nas vias imunológicas e suscetibilidade genética comuns. A doença celíaca, caracterizada por uma hipersensibilidade ao glúten, é uma delas.

Pacientes com psoríase tem 2x mais chance de ter o diagnóstico de doença celíaca quando comparados a indivíduos sem a doença.  Portanto, agora, o impacto da dieta sem glúten está sendo avaliado nos pacientes com psoríase.

Embora ainda sejam estudos pequenos, todos eles apontam para um benefício no grau de severidade da psoríase após uma dieta glúten free. Uma possível explicação para isso talvez seja a patogênese relacionada das duas doenças. Através de mapeamento genético revelou-se que as duas doenças compartilham de suscetibilidade genética em pelo menos 8 genes responsáveis pela resposta imune.  Adicionando a essa hipótese de ligação entre psoríase e doença celíaca inclui-se a permeabilidade intestinal aumentada, presente nas duas condições.

Estudo piloto interessante avaliou a capacidade de indução do sistema imune tanto dos pacientes com psoríase quanto sem. O resultado: pacientes com psoríase tiveram uma indução significativamente maior quando expostos aos peptídeos do trigo do que os controles.

Em suma, estudos epidemiológicos e clínicos sugerem que há uma relação entre psoríase e doença celíaca. Contudo, ainda é cedo para se sugerir que a dieta glúten free é benéfica para todos os pacientes com psoríase. Mesmo assim, os pacientes devem ficar atentos a sintomas de doença celíaca, incluindo diarreia, flatulência, fadiga e história de anemia por deficiência de ferro. Sinais positivos devem ser triados com exames laboratoriais. E, ainda, ter em mente que pacientes com doença celíaca absorvem menos vitaminas do grupo B, zinco, magnésio e vitamina D.

Fonte: J Am Acad Dermatol. 2014 Aug;71(2):350-8.  Diet and psoriasispart IIceliac disease and role of a glutenfree diet. Bhatia BK et al.

Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 3