O pH do shampoo pode afetar o cabelo: mito ou verdade?

]Existe uma infinidade de opções no mercado para shampoos e muitos deles clamam ser o de melhor pH para o cabelo. Apesar disso, não há um valor padronizado e as marcas não são obrigadas a colocá-lo no rótulo. De fato, o pH nos shampoos pode variar de 3.5 a 9 (ácido a básico), enquanto os fios têm um pH de 3.6 e o couro cabeludo de 5.5.

O que acontece na prática, é que os produtos profissionais geralmente são os que mais se aproximam de um pH no valor considerado ótimo, de 5.5 ou menos. Ao se usar um shampoo com pH maior que 5.5, básico, há um inchaço da haste capilar, o que faz com que a cutícula (camada protetora) se solte, favorecendo o frizz, quebra e embaraçamento, além de poder danificar o couro cabeludo. Desta forma, após este tipo de shampoo é importante usar um condicionador com baixo pH, a fim de lubrificar e neutralizar as forças eletrostáticas, eliminar o frizz e fechar as cutículas.

Os shampoos pediátricos, neutros, têm pH próximo a 7, mas são alcalinos para o cabelo. Por conta do apelo “sem lágrimas”, seu pH se aproxima ao da lágrima fisiológica. Logo, seu uso não deve ser encorajado aos adultos, a não ser em cabelos tratados quimicamente para tintura. Assim, é verdade que shampoos com menores pH causam menos danos ao cabelo.

Dica: É recomendável também utilizar shampoos e condicionadores da mesma marca, pois um é feito exatamente para neutralizar o outro.

Fonte: Gavazzoni Dias MFR, de Almeida AM, Cecato PMR, Adriano AR, Pichler J. The Shampoo pH can Affect the Hair: Myth or Reality? International Journal of Trichology. 2014;6(3):95-99.

 

Entre em contato conosco e saiba mais.

Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055

Membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e da International Dermoscopy Society.[/et_pb_text][et_pb_button button_url=”http://mmiclinic.com.br/artigos/” button_text=”Ver outras postagens” _builder_version=”3.21″ custom_button=”on” button_text_size=”18px” button_text_color=”#000000″ button_border_width=”2px” button_border_radius=”13px” button_font=”||||||||” global_module=”2225″][/et_pb_button][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]